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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62289

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAJEÚ, Hélio Márcio-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Moura da-
dc.date.accessioned2025-04-14T19:15:50Z-
dc.date.available2025-04-14T19:15:50Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.date.submitted2025-04-04-
dc.identifier.citationSilva, Lucas Moura da. A importância da prática da biblioterapia e a atuação do bibliotecário como mediador. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62289-
dc.description.abstractO bibliotecário tem uma responsabilidade social e um papel na sociedade de ser um democratizador e mediador da informação, sendo capaz de ser um agente transformador nas bibliotecas e unidades da informação. A partir disso, existe a possibilidade de por meio da mediação cultural, desenvolver a biblioterapia, que é a aplicação de ações que envolvem leitura e mediação de leitura, permite que o sujeito transforme sua vida através dos livros e dessas ações literárias. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral compreender a função social do bibliotecário, com intenção de investigar de que maneira o profissional pode atuar no campo da biblioterapia, assim como sua importância nesse contexto. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: realizar uma exploração acerca da biblioteconomia social e o bibliotecário como mediador cultural; discutir a leitura literária na formação de leitores; refletir sobre a biblioterapia como ação mediadora de leitura; bem como considerar o papel do bibliotecário biblioterapeuta. Em relação à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica que busca estabelecer uma discussão teórica e explorar sobre a prática da biblioterapia, analisando e apresentando as informações sobre o assunto, sua aplicabilidade e a ação do bibliotecário nesse contexto. Por meio do levantamento bibliográfico foi possível observar as características e necessidades para a formação de um profissional com responsabilidade social e humanística, a ação e os conceitos da leitura e da biblioterapia, bem como a atuação do bibliotecário biblioterapeuta em relação a mediação de livros e leitura como ferramenta para transformação pessoal.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectBiblioteconomia socialpt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectBibliotecário Biblioterapeutapt_BR
dc.titleA importância da prática da biblioterapia e a atuação do bibliotecário como mediadorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1483750169047328pt_BR
dc.description.abstractxThe librarian has a social responsibility and a societal role as a democratizer and mediator of information, capable of acting as a transformative agent in libraries and information units. Through cultural mediation, there is an opportunity to develop bibliotherapy, a practice involving reading and reading mediation, that enables individuals to transform their lives through books and literary activities. Thus, this study aimed to broadly understand the social role of librarians by investigating how professionals can engage in the field of bibliotherapy, as well as their importance in this context. To achieve this goal, the following specific objectives were established: to explore social librarianship and the librarian as a cultural mediator; to discuss literary reading in fostering reader development; to reflect on bibliotherapy as a mediating reading practice; and to consider the role of the bibliotherapist librarian. Methodologically, this is a bibliographic research that seeks to establish a theoretical discussion and explore the practice of bibliotherapy, analyzing and presenting information on the subject, its applicability, and the librarian’s actions in this context. Through the literature review, it was possible to identify the characteristics and requirements for training professionals with social and humanistic responsibility, the concepts and practices of reading and bibliotherapy, as well as the role of the bibliotherapist librarian in mediating books and reading as tools for personal transformation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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