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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62289

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Título: A importância da prática da biblioterapia e a atuação do bibliotecário como mediador
Autor(es): SILVA, Lucas Moura da
Palavras-chave: Biblioterapia; Biblioteconomia social; Leitura Literária; Mediação de leitura; Bibliotecário Biblioterapeuta
Data do documento: 13-Mar-2025
Citação: Silva, Lucas Moura da. A importância da prática da biblioterapia e a atuação do bibliotecário como mediador. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O bibliotecário tem uma responsabilidade social e um papel na sociedade de ser um democratizador e mediador da informação, sendo capaz de ser um agente transformador nas bibliotecas e unidades da informação. A partir disso, existe a possibilidade de por meio da mediação cultural, desenvolver a biblioterapia, que é a aplicação de ações que envolvem leitura e mediação de leitura, permite que o sujeito transforme sua vida através dos livros e dessas ações literárias. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral compreender a função social do bibliotecário, com intenção de investigar de que maneira o profissional pode atuar no campo da biblioterapia, assim como sua importância nesse contexto. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: realizar uma exploração acerca da biblioteconomia social e o bibliotecário como mediador cultural; discutir a leitura literária na formação de leitores; refletir sobre a biblioterapia como ação mediadora de leitura; bem como considerar o papel do bibliotecário biblioterapeuta. Em relação à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica que busca estabelecer uma discussão teórica e explorar sobre a prática da biblioterapia, analisando e apresentando as informações sobre o assunto, sua aplicabilidade e a ação do bibliotecário nesse contexto. Por meio do levantamento bibliográfico foi possível observar as características e necessidades para a formação de um profissional com responsabilidade social e humanística, a ação e os conceitos da leitura e da biblioterapia, bem como a atuação do bibliotecário biblioterapeuta em relação a mediação de livros e leitura como ferramenta para transformação pessoal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62289
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