Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62300

Comparte esta pagina

Título : Efeitos do consumo de uma dieta obesogênica durante a gestação e lactação sobre o perfil lipídico e balanço oxidativo do tecido adiposo visceral de ratas
Autor : SILVA, Maria Emanuelle da
Palabras clave : Tecido adiposo mesentérico; Gestação; Dieta obesogênica; Ratas fêmeas
Fecha de publicación : 7-abr-2025
Citación : SILVA, Maria Emanuelle da. Efeitos do consumo de uma dieta obesogênica durante a gestação e lactação sobre o perfil lipídico e balanço oxidativo do tecido adiposo visceral de ratas. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição - Bacharelado, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : O aumento da ingesta alimentar quando inadequada pode atrapalhar o desenvolvimento da gravidez e no aparecimento de doenças como obesidade, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e dislipidemia. As células do tecido adiposo são capazes de secretar substâncias pró-inflamatórias que aumentam o estresse oxidativo alterando o funcionamento do organismo. Os adipócitos viscerais, especificamente, estão correlacionados com desregulações metabólicas e degradação plasmática lipoproteica, geradas por meio da formação de espécies reativas de oxigênio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo avaliar biomarcadores de estresse oxidativo, sistemas antioxidantes e balanço REDOX do tecido adiposo visceral de ratas alimentadas com dieta obesogênica durante a gestação e lactação. Ratas Wistar foram alimentadas com dieta de biotério (dieta controle) ou dieta com altos teores de gorduras saturadas associadas a livre oferta de leite condensado (dieta obesogênica) por 6 semanas, durante os períodos de gestação e lactação. Posteriormente houve avaliação do peso corporal, níveis de triglicerídeos e colesterol no tecido adiposo visceral mesentérico, biomarcadores de estresse oxidativo, atividade de enzimas antioxidantes e sistema antioxidante não enzimático. Em relação à massa corporal, as ratas expostas a dieta obesogênica apresentaram um aumento quando comparada as ratas expostas a dieta controle, o mesmo ocorreu quando analisada a massa do tecido adiposo mesentérico (visceral). Na avaliação do estresse oxidativo (MDA e carbonilas) foi observado uma presença significativamente maior no grupo obesogênico quando comparado ao grupo controle. Houve uma superativação do sistema antioxidante enzimático na atividade enzimática da catalase, superóxido dismutase e glutationa-S-transferase. A avaliação do perfil lipídico tecidual dos triglicerídeos se mostrou aumentada no grupo obesogênico. Com isso, conclui-se que ratas alimentadas com dieta obesogênica durante os períodos de gestação e lactação apresenta aumento de peso corporal e de conteúdo de triglicerídeos no tecido adiposo visceral, favorecendo um quadro de estresse oxidativo que pode predispor o desenvolvimento de doenças crônico-metabólicas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62300
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA EMANUELLE DA SILVA.pdf504,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons