Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62313

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Edilene Maria da-
dc.contributor.authorSilva, Nathália Rayanne Lima da-
dc.date.accessioned2025-04-15T15:09:06Z-
dc.date.available2025-04-15T15:09:06Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationSilva, Nathália Rayanne Lima da. Conectando saberes: Sistema de Bibliotecas da UFPE e o marketing digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62313-
dc.description.abstractMostrar como as atuais estratégias de marketing podem auxiliar no fomento à informação nas bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mais precisamente as redes sociais, que tem potencial para se tornar aliadas para alcançar o maior número de usuários da comunidade acadêmica. Destaca ainda, como as diversas formas de interação virtual podem dar mais visibilidade a essas bibliotecas, tornando-as um centro de referência, fazendo com que assim o usuário tenha a vontade de frequentar o ambiente. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com bibliotecárias responsáveis pela gestão das redes sociais das bibliotecas analisadas. A pesquisa revelou que as bibliotecas da UFPE, ao adotar estratégias de marketing nas redes sociais, têm potencial para aumentar a visibilidade e engajamento dos usuários. A interação virtual, com posts informativos e interativos, podem contribuir para aumentar a frequência as bibliotecas. Os resultados indicam que, enquanto a Biblioteca Central (BC) se destaca pela produção de conteúdos mais interativos e descontraídos, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS) se beneficia de postagens informativas e educativas, ainda que precise de mais consistência na frequência de suas atualizações. Ambas as bibliotecas têm demonstrado sucesso ao utilizar as redes sociais como ferramentas de aproximação com a comunidade acadêmica.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)pt_BR
dc.subjectBiblioteca Central (BC)pt_BR
dc.subjectBiblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS)pt_BR
dc.subjectmarketing digitalpt_BR
dc.subjectredes sociaispt_BR
dc.titleCONECTANDO SABERES: Sistema de Bibliotecas da UFPE e o marketing digitalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2926539030183375pt_BR
dc.description.abstractxTo demonstrate how current marketing strategies can assist in promoting information in the libraries of the Federal University of Pernambuco (UFPE), particularly through social media, which has the potential to become an ally in reaching a larger number of users across the academic community. It also highlights how various forms of vir- tual interaction can increase the visibility of these libraries, establishing them as ref- erence centers and encouraging users to frequent these spaces. The research used a qualitative approach, adopting a case study methodology. Data were collected through bibliographic research, social media analysis, and interviews with librarians responsible for managing the Instagram profiles of the libraries. The research re- vealed that UFPE libraries, by adopting marketing strategies on social media, have the potential to increase user engagement and visibility. Virtual interaction, through informative and interactive posts, can contribute to higher library attendance. The results indicate that while the Central Library (BC) stands out for its production of more interactive and engaging content, the Sectoral Library of the Center for Health Sciences (CCS) benefits from informative and educational posts, although it needs more consistency in the frequency of its updates. Both libraries have successfully used social media as a tool to strengthen their connection with the academic com- munity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nathalia Rayanne Lima Da Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons