Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62313

Compartilhe esta página

Título: CONECTANDO SABERES: Sistema de Bibliotecas da UFPE e o marketing digital
Autor(es): Silva, Nathália Rayanne Lima da
Palavras-chave: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Biblioteca Central (BC); Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS); marketing digital; redes sociais
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: Silva, Nathália Rayanne Lima da. Conectando saberes: Sistema de Bibliotecas da UFPE e o marketing digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Mostrar como as atuais estratégias de marketing podem auxiliar no fomento à informação nas bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mais precisamente as redes sociais, que tem potencial para se tornar aliadas para alcançar o maior número de usuários da comunidade acadêmica. Destaca ainda, como as diversas formas de interação virtual podem dar mais visibilidade a essas bibliotecas, tornando-as um centro de referência, fazendo com que assim o usuário tenha a vontade de frequentar o ambiente. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com bibliotecárias responsáveis pela gestão das redes sociais das bibliotecas analisadas. A pesquisa revelou que as bibliotecas da UFPE, ao adotar estratégias de marketing nas redes sociais, têm potencial para aumentar a visibilidade e engajamento dos usuários. A interação virtual, com posts informativos e interativos, podem contribuir para aumentar a frequência as bibliotecas. Os resultados indicam que, enquanto a Biblioteca Central (BC) se destaca pela produção de conteúdos mais interativos e descontraídos, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS) se beneficia de postagens informativas e educativas, ainda que precise de mais consistência na frequência de suas atualizações. Ambas as bibliotecas têm demonstrado sucesso ao utilizar as redes sociais como ferramentas de aproximação com a comunidade acadêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62313
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nathalia Rayanne Lima Da Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons