Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62315

Comparte esta pagina

Título : Dieta materna hiperlipídica enriquecida com ômega 3: melhora no desbalanço oxidativo e marcadores inflamatórios.
Autor : AMORIM, Suellen Cristina Barbosa de
Palabras clave : plasticidade fenotípica; dieta hiperlipídica; ácido alfalinolênico; marcadores inflamatórios
Fecha de publicación : 17-mar-2025
Citación : AMORIM, Suellen Cristina Barbosa de. Dieta materna hiperlipídica enriquecida com ômega 3: melhora no desbalanço oxidativo e marcadores inflamatórios. 2025. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : A ingestão de Dieta Hiperlipídica durante a gestação e lactação tem sido associada ao aumento do risco de desenvolvimento de distúrbios metabólicos na prole adulta. Investigamos se o enriquecimento com ômega-3 à dieta hiperlipídica é capaz de atenuar as alterações metabólicas e o aumento de marcadores inflamatórios resultantes do consumo da mesma. As ratas Wistar foram alimentadas com dieta controle (C: 19% de lipídios e razão ω6:ω3 = 12,66), HL (HL: 33% lipídios e razão ω6:ω3 = 21,22) ou HL enriquecida com ômega-3 (HLω3: 33% de lipídios e razão ω6:ω3 = 9,45) durante a gestação e lactação e seus filhotes machos foram avaliados no 1º, 7º, 14º, 21º, 30º, 90º e 300º dia de vida. Foram avaliados o consumo alimentar da prole, medidas murinométricas e estresse oxidativo e marcadores inflamatórios no fígado. A comparação dos grupos foi feita através da ANOVA one-way e foi considerado p<0,05 como significativo. O grupo HL apresentou maior peso corporal (PC) no 1º dia de vida. Ambos os grupos HL e HLω3 apresentaram maior PC no 7º e 14º dia. Quanto a circunferência abdominal (CA), o HL e HLω3 apresentaram maior CA no 1º dia. No entanto, a partir do 7º dia, o HLω3 apresentou CA semelhante ao C nas idades avaliadas. O HL apresentou dislipidemia e hiperglicemia no 22º e 90º dia e o HLω3 apresentou menores valores no perfil lipídico e glicêmico. O HLω3 apresentou níveis mais baixos de ALT aos 22 dias de idade, quando comparado ao HL. Na idade de 30 dias, somente o HL apresentou maior valor de LDL. O grupo HLω3 exibiu uma melhor resposta antioxidante e menor expressão gênica de marcadores inflamatórios no fígado. Em geral, nosso estudo demonstra que o consumo de dieta materna HL enriquecida com ômega-3 é capaz de atenuar ou prevenir prejuízos metabólicos induzidos pela dieta hiperlipídica até o início da idade adulta, mas não em idades mais tardias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62315
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC COMPLETO.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons