Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321

Share on

Title: A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: Perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco
Authors: SOUZA, Adalgiza Mikaelly Costa de
Keywords: Educação Básica; Formação de Professores; Grupo Banco Mundial; Recife; Política Educacional; World Bank Group; Educational Policy; Teacher Training; Basic Education
Issue Date: 30-Sep-2024
Citation: COSTA DE SOUZA, Adalgiza Mikaelly. A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo analisa criticamente a influência do Grupo Banco Mundial (BM) na política educacional brasileira, com foco na formação de professores da Educação Básica em Recife-PE, por meio do projeto *Recife Education and Public Management* (P126372). Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica sistemática, a pesquisa revela tensões entre diretrizes globais e realidades locais. Os resultados indicam ênfase em competências técnicas e métricas quantitativas, com impacto limitado no desempenho dos alunos. O estudo identifica desafios na contextualização de políticas globais e na dependência de recursos externos, concluindo que é necessário um equilíbrio entre perspectivas globais e necessidades locais na formulação de políticas educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INFLUÊNCIA DO GRUPO BANCO MUNDIAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL.pdf
  Embargoed Item Until 2026-04-25
640,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons