Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321
Share on
Title: | A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: Perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco |
Authors: | SOUZA, Adalgiza Mikaelly Costa de |
Keywords: | Educação Básica; Formação de Professores; Grupo Banco Mundial; Recife; Política Educacional; World Bank Group; Educational Policy; Teacher Training; Basic Education |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Citation: | COSTA DE SOUZA, Adalgiza Mikaelly. A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo analisa criticamente a influência do Grupo Banco Mundial (BM) na política educacional brasileira, com foco na formação de professores da Educação Básica em Recife-PE, por meio do projeto *Recife Education and Public Management* (P126372). Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica sistemática, a pesquisa revela tensões entre diretrizes globais e realidades locais. Os resultados indicam ênfase em competências técnicas e métricas quantitativas, com impacto limitado no desempenho dos alunos. O estudo identifica desafios na contextualização de políticas globais e na dependência de recursos externos, concluindo que é necessário um equilíbrio entre perspectivas globais e necessidades locais na formulação de políticas educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A INFLUÊNCIA DO GRUPO BANCO MUNDIAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL.pdf Embargoed Item Until 2026-04-25 | 640,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License