Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62390

Compartilhe esta página

Título: Avaliação institucional : uma análise da atuação das Comissões Próprias de Avaliação em Instituições Federais de Educação Superior
Autor(es): SILVA, Eron José da
Palavras-chave: Avaliação Institucional; Comissão Própria de Avaliação; Instituições Federais de Ensino Superior
Data do documento: 25-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Eron José da. Avaliação institucional: uma análise da atuação das Comissões Próprias de Avaliação em instituições federais de educação superior. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa trata-se a respeito da atuação das CPAs na coordenação da modalidade de avaliação institucional no SINAES. Objetiva compreender como atua a CPA das instituições federais no tocante aos “aspectos sociais” e de “funcionamento” na coordenação da modalidade de avaliação institucional interna no âmbito do SINAES. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Com base nos objetivos propostos caracteriza-se tanto como pesquisa descritiva quanto explicativa. Em relação aos procedimentos, desenvolveu-se em três etapas articuladas e interdependentes, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Tomou-se como amostra 04 instituições federais de educação, 1 Instituto Federal e 3 Universidades Federais em Pernambuco. Empregou-se a coleta de dados baseada na pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. E a técnica de análise de dados baseou-se na análise de conteúdo. A interpretação dos dados foi realizada a luz das discussões de Dias Sobrinho (2000), Silva (2011; 2015), Bernardes e Rothen (2016), Cardoso (2017) a respeito dos “aspectos sociais” e do “funcionamento” das CPAs. Partiu-se do pressuposto de que o desenho que a avaliação institucional assume, em seu arcabouço normativo e em seu processo de implementação, produz transformação na concepção de avaliação institucional. Neste âmbito o desenho de avaliação, possivelmente pode inibir ou ampliar as formas de participação e o envolvimento democrático dos agentes/segmentos da comunidade universitária na CPA nas/das Instituições de Educação Superior. A relevância deste trabalho consiste na interlocução com o debate sobre a avaliação da Educação Superior. Problematiza as possibilidades e limites da modalidade de avaliação institucional no tocante à atuação da CPA. A pesquisa resulta na compreensão de que algumas CPAs das instituições federais no tocante aos “aspectos sociais” e de “funcionamento” na coordenação da modalidade de avaliação institucional interna no âmbito do SINAES, ainda atuam numa perspectiva burocrática, cumprindo assim as exigencias das IFES, como também do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62390
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eron José da Silva.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons