Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62421

Compartilhe esta página

Título: Fungos Fitopatogênicos em folhas de berinjela (Solanum melongena L.) cultivada sob sistema de manejo orgânico e convencional em Pernambuco
Autor(es): ARAÚJO, MIRELLE CRISTINA COSME
Palavras-chave: Filogenia.; Fitopatógenos.; Sistemas de cultivo.; Solanaceae.; Taxonomia.
Data do documento: 25-Mar-2025
Citação: ARAÚJO, Mirelle. FUNGOS FITOPATOGÊNICOS EM FOLHAS DE BERINJELA (Solanum melongena L.) CULTIVADA SOB SISTEMA DE MANEJO ORGÂNICO E CONVENCIONAL EM PERNAMBUCO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Fungos fitopatogênicos são microrganismos responsáveis por causar danos aos tecidos vegetais por meio de estratégias que envolvem o desenvolvimento de estruturas de resistência que facilitam o processo de infecção da planta hospedeira. O objetivo do estudo foi identificar fungos potencialmente fitopatogênicos em folhas de berinjela (Solanum melongena var. ciça L.) cultivada em sistemas de manejo orgânico e convencional em Pernambuco. Folhas com sintomas de doenças fúngicas foram coletadas no Rancho Bela Vista, propriedade rural situada no município de Chã Grande, Pernambuco. O material vegetal foi encaminhado ao laboratório de Ecologia e Evolução de Microfungos da Universidade Federal de Pernambuco para isolamento dos fungos no tempo máximo de 24 horas. A identificação dos isolados fúngicos foi realizada com base nos caracteres morfológicos e moleculares de parte de sequências gênicas de regiões como gapdh, rpb2, ITS, tub e tef. No material examinado, foram encontrados 116 isolados fúngicos, sendo 59 provenientes do sistema de manejo orgânico e 57 do sistema de manejo convencional. Nove espécies potencialmente patogênicas pertencentes aos gêneros Colletotrichum, Curvularia, Diaporthe, Fusarium, Nigrospora e Epiccocum foram submetidas ao teste de patogenicidade e apresentaram resultado negativo, demonstrando que a variedade ciça apresenta resistência contra esses patógenos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62421
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - Mirelle Cristina Cosme de Araújo.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons