Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62444

Share on

Title: Associação entre obesidade e saúde mental na adolescência: a Educação Física Escolar como estratégia de promoção da saúde - uma revisão sistemática
Authors: FERREIRA, Mateus Samuel
Keywords: Obesidade; Saúde Mental; Educação Física Escolar; Adolescência
Issue Date: 27-Mar-2025
Citation: FERREIRA, Mateus Samuel. Associação entre obesidade e saúde mental na adolescência: a Educação Física Escolar como estratégia de promoção da saúde - uma revisão sistemática . 2025. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A obesidade é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) de etiologia multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Tanto a obesidade quanto os transtornos mentais e emocionais são condições debilitantes que apresentam índices elevados de prevalência durante a infância e adolescência. Este estudo teve como objetivo explorar a relação entre obesidade e saúde mental na adolescência, com ênfase nas contribuições potenciais da Educação Física no ambiente escolar. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura por meio de buscas nas bases de dados PubMed, SciELO e Portal BIREME. Os descritores utilizados foram combinados com os operadores booleanos “OR” e “AND”, conforme segue: (1) “Obesity OR obese”, (2) “Mental Health OR anxiety OR depression”, (3) “teenager OR teenagers OR adolescent OR student OR students” e (4) “physical education OR school OR schoolchildren OR school physical education”. O software Rayyan foi utilizado para triagem dos estudos a partir da análise de títulos e resumos. Um total de 5.505 publicações foi identificado, das quais 14 atenderam aos critérios de elegibilidade. As evidências apontam uma associação positiva entre obesidade em adolescentes e problemas de saúde mental. Embora enfatizem a importância de um estilo de vida ativo e saudável, os estudos analisados não abordam diretamente a Educação Física escolar como estratégia de prevenção ou intervenção. Conclui-se que há uma lacuna na literatura quanto ao papel específico da Educação Física no contexto da saúde mental e obesidade entre adolescentes, destacando a necessidade de novas pesquisas nessa área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62444
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons