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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário de Faria-
dc.contributor.authorFERREIRA, Leandro Tiago-
dc.date.accessioned2025-04-22T17:55:53Z-
dc.date.available2025-04-22T17:55:53Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationFERREIRA, Leandro Tiago. Educação estética afrodiaspórica: sensibilidades e imaginário nos saberes do Candomblé Jeje-Mahi no Terreiro T'aziry Ladè, Caruaru-PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62453-
dc.description.abstractEsta dissertação aborda saberes estéticos afrodiaspóricos e subjetividades mobilizadas no Candomblé Jeje-Mahi, praticado no Terreiro T'Aziry Ladè, localizado em Caruaru–PE. Fundamentado nos estudos decoloniais, retorno às tradições religiosas de matriz africana, expoentes de saberes subalternizados pelas colonialidades. Discuto a resistência fundamentada na fé consequente à diáspora e escravidão dos corpos negros. As dimensões teóricas que visam compreender como os saberes em terreiro se estabelecem correspondem à estética e à experiência sensível como condutoras do aprender, pois consideram que os saberes do candomblé se constituem entre fazer e pensar, aprender e ensinar, participar e observar. Os métodos utilizados perpassam a atitude cartográfica, produtora de processos de subjetivação entre campo e pesquisador. O método cartográfico permite uma escrevivência, a tensionar uma memografia de fé como relato impassível de neutralidade, ao expor a integração do pesquisador ao campo. A partir da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand é analisada a materialidade estética e simbólica dos artefatos sacros utilizados pelos voduns, a compreender a manifestação de aspectos da natureza das divindades cultuadas pelo Candomblé Jeje-Mahi. Os artefatos analisados expressam o imaginário e concebem aproximações ao campo da Educação, a exprimir significados simbólicos e mitológicos dotados de sentidos culturais e históricos que projetam inferências acerca das práticas educativas que resistem ao epistemicídio, em uma educação pautada nas potências do imaginário, da experiência e das práticas sensíveis de terreiro, versada na circularidade e nos saberes do sagrado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectVodunspt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.titleEducação estética afrodiaspórica: sensibilidades e imaginário nos saberes do Candomblé Jeje-Mahi no Terreiro T'aziry Ladè, Caruaru-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7145987119235947pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation looks at Afro-diasporic aesthetic knowledge and subjectivities mobilized in Candomblé Jeje-Mahi, practiced at Terreiro T'Aziry Ladè, located in Caruaru-PE. Based on decolonial studies, I return to religious traditions of African origin, exponents of knowledge subalternized by colonialities. I discuss resistance based on faith as a consequence of the diaspora and the enslavement of black bodies. The theoretical dimensions that aim to understand how knowledge is established in the terreiro correspond to aesthetics and sensitive experience as conductors of learning, since they consider that candomblé knowledge is constituted between doing and thinking, learning and teaching, participating and observing. The methodology is based on a cartographic attitude, which produces processes of subjectivation between the field and the researcher. The cartographic method allows for an experience of writing that puts a strain on a memography of faith as an impassive account of neutrality, by exposing the researcher's integration into the field. Gilbert Durand's Theory of the Imaginary is used to analyze the aesthetic and symbolic materiality of the sacred artifacts used by the voduns, in order to understand the manifestation of aspects of the nature of the deities worshipped by Candomblé Jeje-Mahi. The artifacts analyzed express the imaginary and conceive approximations to the field of Education, expressing symbolic and mythological meanings endowed with cultural and historical meanings that project inferences about educational practices that resist the epithet of the “myth”.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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