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Título: Educação estética afrodiaspórica: sensibilidades e imaginário nos saberes do Candomblé Jeje-Mahi no Terreiro T'aziry Ladè, Caruaru-PE
Autor(es): FERREIRA, Leandro Tiago
Palavras-chave: Educação; Estética; Experiência; Candomblé; Voduns; Imaginário
Data do documento: 17-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Leandro Tiago. Educação estética afrodiaspórica: sensibilidades e imaginário nos saberes do Candomblé Jeje-Mahi no Terreiro T'aziry Ladè, Caruaru-PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta dissertação aborda saberes estéticos afrodiaspóricos e subjetividades mobilizadas no Candomblé Jeje-Mahi, praticado no Terreiro T'Aziry Ladè, localizado em Caruaru–PE. Fundamentado nos estudos decoloniais, retorno às tradições religiosas de matriz africana, expoentes de saberes subalternizados pelas colonialidades. Discuto a resistência fundamentada na fé consequente à diáspora e escravidão dos corpos negros. As dimensões teóricas que visam compreender como os saberes em terreiro se estabelecem correspondem à estética e à experiência sensível como condutoras do aprender, pois consideram que os saberes do candomblé se constituem entre fazer e pensar, aprender e ensinar, participar e observar. Os métodos utilizados perpassam a atitude cartográfica, produtora de processos de subjetivação entre campo e pesquisador. O método cartográfico permite uma escrevivência, a tensionar uma memografia de fé como relato impassível de neutralidade, ao expor a integração do pesquisador ao campo. A partir da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand é analisada a materialidade estética e simbólica dos artefatos sacros utilizados pelos voduns, a compreender a manifestação de aspectos da natureza das divindades cultuadas pelo Candomblé Jeje-Mahi. Os artefatos analisados expressam o imaginário e concebem aproximações ao campo da Educação, a exprimir significados simbólicos e mitológicos dotados de sentidos culturais e históricos que projetam inferências acerca das práticas educativas que resistem ao epistemicídio, em uma educação pautada nas potências do imaginário, da experiência e das práticas sensíveis de terreiro, versada na circularidade e nos saberes do sagrado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62453
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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