Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62461
Compartilhe esta página
Título: | Grandes potências e a ordem mundial : uma análise comparativa entre realismo e escola inglesa |
Autor(es): | MOURA, Rita de Cássya Santana |
Palavras-chave: | Grandes potências; Relações internacionais; Realismo; Escola inglesa; Ordem internacional |
Data do documento: | 25-Mar-2025 |
Citação: | MOURA, Rita de Cássya Santana. Grandes potências e a ordem mundial: uma análise comparativa entre realismo e escola inglesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Atualmente, o debate sobre as grandes potências se intensifica, sobretudo diante das recentes tensões entre Estados Unidos e China. Este trabalho investiga, a partir de uma perspectiva conceitual, o que define uma nação como grande potência e como esses Estados influenciam a ordem internacional, respondendo às perguntas: o que são as grandes potências e o que elas fazem. Fundamentada na Teoria Realista — que enfatiza o poder material e a lógica da balança de poder — e na Escola Inglesa — que ressalta o reconhecimento internacional e a capacidade de moldar normas —, o trabalho é uma revisão bibliográfica que compara as principais obras e autores. A comparação indica que o status de grande potência é dinâmico, emergindo da interação entre capacidades objetivas (como o poder militar e econômico) e processos de legitimidade, demonstrando que esses Estados não apenas moldam a ordem global, mas também exercem um papel normativo essencial para a estabilidade e cooperação internacional. |
Descrição: | 10 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62461 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rita de Cássya Santana Moura.pdf | 579,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons