Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62461

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rafael Mesquita de Souza-
dc.contributor.authorMOURA, Rita de Cássya Santana-
dc.date.accessioned2025-04-22T19:21:47Z-
dc.date.available2025-04-22T19:21:47Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.date.submitted2025-04-03-
dc.identifier.citationMOURA, Rita de Cássya Santana. Grandes potências e a ordem mundial: uma análise comparativa entre realismo e escola inglesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62461-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, o debate sobre as grandes potências se intensifica, sobretudo diante das recentes tensões entre Estados Unidos e China. Este trabalho investiga, a partir de uma perspectiva conceitual, o que define uma nação como grande potência e como esses Estados influenciam a ordem internacional, respondendo às perguntas: o que são as grandes potências e o que elas fazem. Fundamentada na Teoria Realista — que enfatiza o poder material e a lógica da balança de poder — e na Escola Inglesa — que ressalta o reconhecimento internacional e a capacidade de moldar normas —, o trabalho é uma revisão bibliográfica que compara as principais obras e autores. A comparação indica que o status de grande potência é dinâmico, emergindo da interação entre capacidades objetivas (como o poder militar e econômico) e processos de legitimidade, demonstrando que esses Estados não apenas moldam a ordem global, mas também exercem um papel normativo essencial para a estabilidade e cooperação internacional.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrandes potênciaspt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectEscola inglesapt_BR
dc.subjectOrdem internacionalpt_BR
dc.titleGrandes potências e a ordem mundial : uma análise comparativa entre realismo e escola inglesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0893752706355657pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3413256846309376pt_BR
dc.description.abstractxCurrently, the debate about great powers is intensifying, especially in light of recent tensions between the United States and China. This work investigates, from a conceptual perspective, what defines a nation as a great power and how these states influence the international order, answering the questions: what are great powers and what do they do. Based on Realist Theory—which emphasizes material power and the logic of the balance of power—and the English School—which highlights international recognition and the ability to shape norms—the study is a bibliographic review that compares the main works and authors. The comparison indicates that the status of great power is dynamic, emerging from the interaction between objective capacities (such as military and economic power) and legitimacy processes, demonstrating that these states not only shape the global order but also play an essential normative role in maintaining stability and international cooperation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Ciência Políticapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCP) - Departamento de Ciência Políticapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciência Política/Relações Internacionaispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rita de Cássya Santana Moura.pdf579,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons