Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62461

Share on

Title: Grandes potências e a ordem mundial : uma análise comparativa entre realismo e escola inglesa
Authors: MOURA, Rita de Cássya Santana
Keywords: Grandes potências; Relações internacionais; Realismo; Escola inglesa; Ordem internacional
Issue Date: 25-Mar-2025
Citation: MOURA, Rita de Cássya Santana. Grandes potências e a ordem mundial: uma análise comparativa entre realismo e escola inglesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Atualmente, o debate sobre as grandes potências se intensifica, sobretudo diante das recentes tensões entre Estados Unidos e China. Este trabalho investiga, a partir de uma perspectiva conceitual, o que define uma nação como grande potência e como esses Estados influenciam a ordem internacional, respondendo às perguntas: o que são as grandes potências e o que elas fazem. Fundamentada na Teoria Realista — que enfatiza o poder material e a lógica da balança de poder — e na Escola Inglesa — que ressalta o reconhecimento internacional e a capacidade de moldar normas —, o trabalho é uma revisão bibliográfica que compara as principais obras e autores. A comparação indica que o status de grande potência é dinâmico, emergindo da interação entre capacidades objetivas (como o poder militar e econômico) e processos de legitimidade, demonstrando que esses Estados não apenas moldam a ordem global, mas também exercem um papel normativo essencial para a estabilidade e cooperação internacional.
Description: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62461
Appears in Collections:(TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Rita de Cássya Santana Moura.pdf579,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons