Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62496

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cristina Teixeira Vieira de-
dc.contributor.authorSEVERIEN, Pedro Loureiro Severien-
dc.date.accessioned2025-04-23T15:42:09Z-
dc.date.available2025-04-23T15:42:09Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationSEVERIEN, Pedro Loureiro. INFRACINEMAS: figurações do (des) envolvimento e territorialidades em disputa no Complexo de Suape. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62496-
dc.description.abstractO Complexo Industrial Portuário (e Imobiliário) de Suape ocupa um destacado lugar no imaginário de desenvolvimento de Pernambuco e da região Nordeste. Há décadas, o discurso institucional e midiático sobre a infraestrutura do porto e do polo industrial propaga esses empreendimentos como a salvação econômica para o estado. O presente trabalho realiza uma cartografia da produção audiovisual engajada nas disputas de imaginários e territorialidades relacionadas a Suape. A partir das noções de psicogeografia, corpo-território e território de imagens, esta pesquisa aborda experiências cinematográficas que estabelecem relações críticas com a realidade socioambiental. Utilizando uma abordagem que une uma antropologia política das imagens e uma historiografia do cinema político-militante, busca-se identificar figuras do discurso de desenvolvimento e progresso que são contestadas por essas produções, em modos de encenação documentais e ficcionais, em suas expressões formais e na relação com o território. Esta pesquisa se dá, portanto, na disputa entre o imaginário de desenvolvimento econômico, progresso e modernidade ocidental, que produz uma geografia política com suas infraestruturas, e uma intervenção audiovisual que se associa às populações atingidas em seus modos de vida diversais. O método de análise empregado nesta investigação conjuga as dimensões figurativas das imagens em suas territorialidades e temporalidades, as relações entre história e imagem e uma mirada crítica dos projetos político-institucionais na implementação de grandes infraestruturas em seus impactos para as populações locais. Abordam-se também os processos criativos, formativos e figurativos na realização do longa-metragem Fim de Semana no Paraíso Selvagem e uma potencial aplicabilidade das figuras de envolvimento, expressões relacionais entre modos de ser e de fazer audiovisual, numa perspectiva pluriversal, um infracinema.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFiguratividadept_BR
dc.subjectAtivismo audiovisualpt_BR
dc.subjectPsicogeografiapt_BR
dc.subjectAntropologia politica das imagenspt_BR
dc.subjectTerritório de imagenspt_BR
dc.titleINFRACINEMAS : figurações do (des) envolvimento e territorialidades em disputa no Complexo de Suapept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3920571897897685pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6777463656092350pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe Suape Industrial (and Real Estate) Port Complex occupies a prominent place in the development imaginary of Pernambuco and the Northeast region of Brazil. For decades, institutional and media discourse surrounding the port’s infrastructure and industrial hub has promoted these ventures as the state’s economic salvation. This study conducts a cartography of audiovisual productions engaged in the disputes over imaginaries and territorialities related to Suape. Drawing on the notions of psychogeography, body-territory, and image-territory, this research explores cinematic experiences that establish critical relations with socio- environmental realities. Employing an approach that combines a political anthropology of images and a historiography of militant political cinema, the study seeks to identify figures of development and progress discourse that are contested by these productions—through documentary and fictional modes of staging, formal expressions, and their relationship with the territory. This research unfolds within the dispute between the imaginary of economic development, progress, and Western modernity—responsible for shaping a political geography through its infrastructures—and an audiovisual intervention aligned with the affected populations and their diverse ways of life. The analytical method employed in this investigation intertwines the figurative dimensions of images within their territorialities and temporalities, the relationships between history and image, and a critical perspective on the political- institutional projects behind large-scale infrastructures and their impacts on local populations. Additionally, it examines the creative, formative, and figurative processes involved in the production of the feature film Fim de Semana no Paraíso Selvagem and the potential applicability of figures of involvement—relational expressions between ways of being and making audiovisual works—within a pluriversal perspective, an infracinema.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Pedro Loureiro Severien.pdf6,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons