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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62496
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Título: | INFRACINEMAS : figurações do (des) envolvimento e territorialidades em disputa no Complexo de Suape |
Autor(es): | SEVERIEN, Pedro Loureiro Severien |
Palavras-chave: | Figuratividade; Ativismo audiovisual; Psicogeografia; Antropologia politica das imagens; Território de imagens |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SEVERIEN, Pedro Loureiro. INFRACINEMAS: figurações do (des) envolvimento e territorialidades em disputa no Complexo de Suape. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O Complexo Industrial Portuário (e Imobiliário) de Suape ocupa um destacado lugar no imaginário de desenvolvimento de Pernambuco e da região Nordeste. Há décadas, o discurso institucional e midiático sobre a infraestrutura do porto e do polo industrial propaga esses empreendimentos como a salvação econômica para o estado. O presente trabalho realiza uma cartografia da produção audiovisual engajada nas disputas de imaginários e territorialidades relacionadas a Suape. A partir das noções de psicogeografia, corpo-território e território de imagens, esta pesquisa aborda experiências cinematográficas que estabelecem relações críticas com a realidade socioambiental. Utilizando uma abordagem que une uma antropologia política das imagens e uma historiografia do cinema político-militante, busca-se identificar figuras do discurso de desenvolvimento e progresso que são contestadas por essas produções, em modos de encenação documentais e ficcionais, em suas expressões formais e na relação com o território. Esta pesquisa se dá, portanto, na disputa entre o imaginário de desenvolvimento econômico, progresso e modernidade ocidental, que produz uma geografia política com suas infraestruturas, e uma intervenção audiovisual que se associa às populações atingidas em seus modos de vida diversais. O método de análise empregado nesta investigação conjuga as dimensões figurativas das imagens em suas territorialidades e temporalidades, as relações entre história e imagem e uma mirada crítica dos projetos político-institucionais na implementação de grandes infraestruturas em seus impactos para as populações locais. Abordam-se também os processos criativos, formativos e figurativos na realização do longa-metragem Fim de Semana no Paraíso Selvagem e uma potencial aplicabilidade das figuras de envolvimento, expressões relacionais entre modos de ser e de fazer audiovisual, numa perspectiva pluriversal, um infracinema. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62496 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
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