Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62569

Compartilhe esta página

Título: A oralidade em foco: o tratamento dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático em dois livros didáticos de 7º ano aprovados no PNLD-2024
Autor(es): SILVA, Emilly Gabrielly Barbosa da
Palavras-chave: gêneros orais; livro didático; ensino fundamental anos finais
Data do documento: 21-Out-2024
Citação: SILVA, Emilly Gabrielly Barbosa da. A oralidade em foco: o tratamento dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático em dois livros didáticos de 7º ano aprovados no PNLD-2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras- Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nesse artigo, objeto de um Trabalho de Conclusão do Curso de Letras-Português (Licenciatura), desenvolve-se um estudo para analisar a abordagem dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático nos livros didáticos destinados aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental anos finais. Para isso, foram utilizados volumes das coleções Português Linguagens, de William Cereja e Carolina Dias, e Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, ambas aprovadas no PNLD 2024. Com essa pesquisa, buscou-se realizar, no campo da Linguística Aplicada, uma análise crítica e avaliativa das estratégias e metodologias utilizadas no LDP para o desenvolvimento das habilidades orais relacionadas ao campo jornalístico-midiático. O estudo apoia-se nas contribuições teóricas de Marcuschi (1997, 2001, 2005 e 2008), Bunzen (2005, 2020, 2023) e Dolz e Schneuwly (2004) que reforçam a discussão acerca do ensino do oral, os gêneros orais e o trabalho com o livro didático, questões preconizadas durantes décadas no âmbito escolar. Foi adotada uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise dos livros didáticos e levou em consideração as atividades propostas para o ensino dos gêneros orais, verificando se atendem às habilidades e competências previstas pela BNCC. Por meio desse estudo, verificamos que os dois volumes analisados trazem alguns gêneros orais do campo jornalístico-midiático, com destaque para o podcast, a entrevista e o vlog. Em Português: Linguagens, o trabalho com o gênero oral foi mais frágil do ponto de vista didático e também da diversidade de gêneros. Em contraposição, a obra Se liga na língua apresentou um trabalho mais sistemático como gênero entrevista e um maior diálogo com as habilidades da BNCC para o 7º ano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62569
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emilly Gabrielly Barbosa da Silva.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons