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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JUNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Emilly Gabrielly Barbosa da-
dc.date.accessioned2025-04-24T18:51:18Z-
dc.date.available2025-04-24T18:51:18Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2025-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Emilly Gabrielly Barbosa da. A oralidade em foco: o tratamento dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático em dois livros didáticos de 7º ano aprovados no PNLD-2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras- Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62569-
dc.description.abstractNesse artigo, objeto de um Trabalho de Conclusão do Curso de Letras-Português (Licenciatura), desenvolve-se um estudo para analisar a abordagem dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático nos livros didáticos destinados aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental anos finais. Para isso, foram utilizados volumes das coleções Português Linguagens, de William Cereja e Carolina Dias, e Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, ambas aprovadas no PNLD 2024. Com essa pesquisa, buscou-se realizar, no campo da Linguística Aplicada, uma análise crítica e avaliativa das estratégias e metodologias utilizadas no LDP para o desenvolvimento das habilidades orais relacionadas ao campo jornalístico-midiático. O estudo apoia-se nas contribuições teóricas de Marcuschi (1997, 2001, 2005 e 2008), Bunzen (2005, 2020, 2023) e Dolz e Schneuwly (2004) que reforçam a discussão acerca do ensino do oral, os gêneros orais e o trabalho com o livro didático, questões preconizadas durantes décadas no âmbito escolar. Foi adotada uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise dos livros didáticos e levou em consideração as atividades propostas para o ensino dos gêneros orais, verificando se atendem às habilidades e competências previstas pela BNCC. Por meio desse estudo, verificamos que os dois volumes analisados trazem alguns gêneros orais do campo jornalístico-midiático, com destaque para o podcast, a entrevista e o vlog. Em Português: Linguagens, o trabalho com o gênero oral foi mais frágil do ponto de vista didático e também da diversidade de gêneros. Em contraposição, a obra Se liga na língua apresentou um trabalho mais sistemático como gênero entrevista e um maior diálogo com as habilidades da BNCC para o 7º ano.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectgêneros oraispt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectensino fundamental anos finaispt_BR
dc.titleA oralidade em foco: o tratamento dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático em dois livros didáticos de 7º ano aprovados no PNLD-2024pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2374454632285063pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.description.abstractxIn this article, part of a final thesis for the Portuguese Language Teaching Degree, a study is developed to analyze the approach to oral genres in the journalistic-media field in textbooks aimed at seventh-grade students in the final years of elementary education. To this end, volumes from the collections Português Linguagens, by William Cereja and Carolina Dias, and Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi, both approved by PNLD 2024, were used. This research aimed to conduct a critical and evaluative analysis of the strategies and methodologies employed in the textbooks for the development of oral skills related to the journalistic-media field within the realm of Applied Linguistics. The study is grounded in the theoretical contributions of Marcuschi (1997, 2001, 2005, and 2008), Bunzen (2005, 2020, 2023), and Dolz and Schneuwly (2004), which reinforce the discussion about teaching oral language, oral genres, and the use of textbooks—issues emphasized for decades within the educational context. A qualitative methodology was adopted, involving the analysis of the textbooks and considering the proposed activities for teaching oral genres, verifying whether they meet the skills and competencies outlined by the BNCC. Through this study, we found that the two analyzed volumes present some oral genres from the journalistic-media field, with an emphasis on podcasts, interviews, and vlogs. In Português: Linguagens, the work with oral genres was weaker from a didactic perspective and also in terms of genre diversity. In contrast, the work Se liga na língua presented a more systematic approach to the interview genre and a greater alignment with the skills outlined by the BNCC for seventh grade.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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