Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62569
Comparte esta pagina
Título : | A oralidade em foco: o tratamento dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático em dois livros didáticos de 7º ano aprovados no PNLD-2024 |
Autor : | SILVA, Emilly Gabrielly Barbosa da |
Palabras clave : | gêneros orais; livro didático; ensino fundamental anos finais |
Fecha de publicación : | 21-oct-2024 |
Citación : | SILVA, Emilly Gabrielly Barbosa da. A oralidade em foco: o tratamento dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático em dois livros didáticos de 7º ano aprovados no PNLD-2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras- Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Nesse artigo, objeto de um Trabalho de Conclusão do Curso de Letras-Português (Licenciatura), desenvolve-se um estudo para analisar a abordagem dos gêneros orais do campo jornalístico-midiático nos livros didáticos destinados aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental anos finais. Para isso, foram utilizados volumes das coleções Português Linguagens, de William Cereja e Carolina Dias, e Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, ambas aprovadas no PNLD 2024. Com essa pesquisa, buscou-se realizar, no campo da Linguística Aplicada, uma análise crítica e avaliativa das estratégias e metodologias utilizadas no LDP para o desenvolvimento das habilidades orais relacionadas ao campo jornalístico-midiático. O estudo apoia-se nas contribuições teóricas de Marcuschi (1997, 2001, 2005 e 2008), Bunzen (2005, 2020, 2023) e Dolz e Schneuwly (2004) que reforçam a discussão acerca do ensino do oral, os gêneros orais e o trabalho com o livro didático, questões preconizadas durantes décadas no âmbito escolar. Foi adotada uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise dos livros didáticos e levou em consideração as atividades propostas para o ensino dos gêneros orais, verificando se atendem às habilidades e competências previstas pela BNCC. Por meio desse estudo, verificamos que os dois volumes analisados trazem alguns gêneros orais do campo jornalístico-midiático, com destaque para o podcast, a entrevista e o vlog. Em Português: Linguagens, o trabalho com o gênero oral foi mais frágil do ponto de vista didático e também da diversidade de gêneros. Em contraposição, a obra Se liga na língua apresentou um trabalho mais sistemático como gênero entrevista e um maior diálogo com as habilidades da BNCC para o 7º ano. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62569 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Emilly Gabrielly Barbosa da Silva.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons