Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62595

Compartilhe esta página

Título: O brinquedo popular como patrimônio cultural no museu dos brinquedos populares Dona Daluz do centro de criação do galpão das artes em Limoeiro (PE)
Autor(es): SANTOS, João Vitor Sousa
Palavras-chave: Brinquedos; Cultura Popular; Museu; Patrimônio Cultural
Data do documento: 21-Mar-2025
Citação: SANTOS, João Vitor Sousa. O brinquedo popular como patrimônio cultural no museu dos brinquedos populares Dona Daluz do centro de criação do galpão das artes em Limoeiro (PE). 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Limoeiro, 2025.
Abstract: O brinquedo na prática do brincar compõe boa parte da vida do indivíduo, seja como criança ou como adulto brincante, nesse sentido, a preservação dos brinquedos é essencial para cultura popular. Os museus podem contribuir a conservação do patrimônio cultural, em especial, museus temáticos relativos aos brinquedos populares. Investigando como o Minimuseu dos Brinquedos Populares Dona Daluz contribui para a conservação do patrimônio cultural associado aos brinquedos populares. O museu, fica localizado em Limoeiro e conta com vários exemplares de peças feitas artesanalmente e entregues pelos seus próprios artesãos. A metodologia utilizada no trabalho, foi o estudo exploratório descritivo, analítico, que identificou exemplares de museus de brinquedo em diferentes estados do país, acompanhada por um estudo de caso, no Minimuseu Dona Daluz no Centro Cultural Galpão das Artes, onde foi mostrada sua história, exemplares de brinquedos e sua relevância social. Ao identificar os resultados obtidos, foi visto um acervo riquíssimo, com peças de representatividade regional e nacional, destacando peças da artesã que dá nome ao museu. Pudemos compreender que a importância da existência dos museus é imensa, tendo em vista que o brinquedo pode representar uma parcela considerável da cultura da sociedade na qual o brincante está inserido e sua conservação é um dos fatores a permitir a perpetuação cultural do brincar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62595
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Vitor Sousa Santos.pdfFiz as correções solicitadas.852,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons