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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62754

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Título: Contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a aprendizagem significativa da oxidação dos álcoois - um estudo de caso
Autor(es): LIMA JUNIOR, João Paz
Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Ensino de Química; Experimentação problematizadora; Oxidação; Funções Oxigenadas
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA JUNIOR, João Paz. Contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a aprendizagem significativa da oxidação dos álcoois - um estudo de caso. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: As dificuldades que os estudantes enfrentam para compreender os conceitos de química são uma realidade na educação básica. As metodologias adotadas em sala de aula e a falta de lógica dos conceitos se apresentam como barreiras para a construção do saber químico. Dessa maneira, a presente pesquisa propôs compreender como uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) ambientada em uma experimentação problematizadora contribuiu para a construção dos conceitos relacionados a oxidação dos álcoois, em turmas do 3° ano do ensino médio, em uma escola pertencente a rede estadual de Pernambuco. Com isso buscou-se identificar e analisar, através das evoluções e reorganizações conceituais, possíveis modificações na estrutura cognitiva dos estudantes. Para tanto, foram coletados dados no decorrer das etapas da UEPS, que englobam a construção de mapas conceituais, participação em atividades experimentais realizadas de forma síncrona e assíncrona e momentos de discussões. Tais dados foram submetidos à uma análise qualitativa, cujo os parâmetros foram fundamentados na concepção de Lemos e Moreira. A pesquisa possibilitou identificar processos cognitivos, de diferenciação progressiva e reconciliação integradora, que sugerem a construção de uma aprendizagem significativa acerca da reação de oxidação dos álcoois. Dessa maneira, as UEPS surgem como uma possibilidade para o ensino de química na educação básica, contribuindo para a construção dos saberes químicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62754
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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