Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62776

Compartilhe esta página

Título: Onde nasce a imagem surreal: um estudo sobre o processo criativo
Autor(es): Freitas, Katlyn Kemilly Amorim de
Palavras-chave: Surrealismo; Processo criativo; Cartografia artística; Comunicação não verbal; Pulsão criativa; Subjetividade; Artes Visuais
Data do documento: 11-Mar-2025
Citação: Freitas, Katlyn Kemilly Amorim de. Onde nasce o surreal: um estudo sobre o processo criativo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso surge do anseio em investigar o processo criativo surrealista, explorando questões essenciais como a origem das imagens surreais, a pulsão criativa que as motiva e os caminhos para desromantização desse processo. O objetivo foi aproximar o surrealismo da realidade, para que seja um instrumento de comunicação, capaz de transmitir o que não pode ser expresso por palavras. Para isto, o estudo adotou uma abordagem metodológica cartográfica, analisando três obras autorais criadas entre os anos de 2022 e 2025, que tiveram como referência trabalhos de Frida Kahlo e René Magritte. O foco foi compreender as relações entre o inconsciente, a subjetividade e a criação artística. Os resultados das leituras bibliográficas e análises das obras apontaram que o surrealismo, quando conectado à realidade, vai além do devaneio puro e se torna uma linguagem poderosa para expressar emoções, memórias e desejos que escapam ao discurso verbal. As obras estudadas evidenciaram que o processo criativo pode ser um instrumento acessível e transformador, gerando novas formas de reflexão ao integrar elementos do cotidiano e símbolos trazidos pelo inconsciente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62776
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Katlyn Kemilly Amorim de Freitas.pdf7,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons