Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782

Compartilhe esta página

Título: Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE
Autor(es): DIONISIO, Leticia Lays Silva
Palavras-chave: Alfabetização; Transtorno do Espectro Autista; Professores da educação infantil
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: DIONÍSIO, Letícia Lays Silva. Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho intitulado como “Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE”, tendo como problemática: Quais desafios são encontrados por professores na alfabetização de crianças com TEA, no município de Agrestina? O objetivo foi apresentar um estudo sobre os principais desafios enfrentados por professores para a alfabetização de crianças com TEA, e observar quais recursos metodológicos são utilizados para a inclusão e a aprendizagem desses alunos. Compreendemos que a identificação dos impasses para efetivação da alfabetização/aprendizagem é importante, por isso utilizamos da metodologia de pesquisa qualitativa (Minayo 1995) e de campo segundo (GIL 2008), sendo efetuada por meio da observação e da entrevista semi estruturada, em uma das instituições de educação infantil do município de Agrestina, tendo como sujeitos 3 professores e 2 profissionais de apoio que atuam em uma escola da rede municipal de ensino infantil. Por fim, esse trabalho foi fundamentado na cartilha do Ministério da Educação - Saberes e práticas da inclusão (2003), Cunha (2012), Mantoan (2003). A partir das informações coletadas, concluímos que o principal desafio para alfabetizar está na dificuldade de criar estratégias de ensino para a alfabetização desses alunos autistas, refletindo assim em um déficit escolar dos alunos com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LETICIA LAYS SILVA DIONISIO.pdf332,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons