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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62806

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rejane Dias da-
dc.contributor.authorARAÚJO, Anne Caroline Silva de-
dc.date.accessioned2025-05-06T16:18:34Z-
dc.date.available2025-05-06T16:18:34Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationARAUJO, Anne Caroline Silva; SILVA, Rejane Dias. A Educação de Jovens e Adultos (EJA): as representações sociais de escola. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62806-
dc.description9,0pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo aborda a Teoria da Representação Social (RS) com ênfase na Abordagem estrutural das representações proposta por Jean Claude Abric associado a EJA. No referencial teórico se abordou a delimitação do conceito das Representações Sociais, a Abordagem estrutural das representações e a Educação de Jovens e Adultos num percurso histórico. Se objetivou analisar as representações sociais de ESCOLA dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metodologicamente foram utilizados um questionário e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados foram obtidos por representações gráficas com o propósito de apresentar os quadros semânticos que possibilitaram a análise objetiva das tendências e a proposição de hipóteses. O campo semântico das representações sociais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre ESCOLA aponta sete categorias que surgem a partir da interrelação dos termos evocados: inserção no mundo letrado, crescimento profissional, produção de conhecimento, valorização do professor, convivência escolar, futuro com melhores oportunidades, realização pessoal. Considerações finais: Os elementos que compõem o núcleo central das representações sociais sobre ESCOLA destacam os termos estudar e interagir. E os núcleos periféricos, ressaltam respectivamente os termos: professor (valorização do professor), ensino e educação (crescimento profissional), aprender (produção de conhecimento). A percepção das RS de Escola para os estudantes de EJA mostrou-se equivalente ao pensamento social imerso na cultura em que estamos inseridos, sintetizando que existe uma valorização da escola pelos estudantes e que a escola possibilita convivência escolar, produção de conhecimento, valorização do professor e crescimento profissional através dos estudos, com ênfase em construir uma preparação para o futuro.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectrepresentações sociaispt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos (EJA) : as representações sociais da escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0214377405193769pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1774595988893157pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Políticas e Gestão da Educação - DPGEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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