Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62806

Compartilhe esta página

Título: A educação de jovens e adultos (EJA) : as representações sociais da escola
Autor(es): ARAÚJO, Anne Caroline Silva de
Palavras-chave: escola; educação de jovens e adultos; representações sociais
Data do documento: 31-Out-2022
Citação: ARAUJO, Anne Caroline Silva; SILVA, Rejane Dias. A Educação de Jovens e Adultos (EJA): as representações sociais de escola. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Resumo: Este estudo aborda a Teoria da Representação Social (RS) com ênfase na Abordagem estrutural das representações proposta por Jean Claude Abric associado a EJA. No referencial teórico se abordou a delimitação do conceito das Representações Sociais, a Abordagem estrutural das representações e a Educação de Jovens e Adultos num percurso histórico. Se objetivou analisar as representações sociais de ESCOLA dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metodologicamente foram utilizados um questionário e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados foram obtidos por representações gráficas com o propósito de apresentar os quadros semânticos que possibilitaram a análise objetiva das tendências e a proposição de hipóteses. O campo semântico das representações sociais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre ESCOLA aponta sete categorias que surgem a partir da interrelação dos termos evocados: inserção no mundo letrado, crescimento profissional, produção de conhecimento, valorização do professor, convivência escolar, futuro com melhores oportunidades, realização pessoal. Considerações finais: Os elementos que compõem o núcleo central das representações sociais sobre ESCOLA destacam os termos estudar e interagir. E os núcleos periféricos, ressaltam respectivamente os termos: professor (valorização do professor), ensino e educação (crescimento profissional), aprender (produção de conhecimento). A percepção das RS de Escola para os estudantes de EJA mostrou-se equivalente ao pensamento social imerso na cultura em que estamos inseridos, sintetizando que existe uma valorização da escola pelos estudantes e que a escola possibilita convivência escolar, produção de conhecimento, valorização do professor e crescimento profissional através dos estudos, com ênfase em construir uma preparação para o futuro.
Descrição: 9,0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62806
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCAnne Caroline Silva de Araújo.pdf315,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons