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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62808
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Título: | Alfabetização financeira e bem-estar dos universitários: um estudo com acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste. |
Autor(es): | SILVA, Josefa Thaís Soares da |
Palavras-chave: | Alfabetização financeira; Bem-estar financeiro; Significado do dinheiro |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Citação: | SILVA, Josefa Thaís Soares da. Alfabetização financeira e bem-estar dos universitários: um estudo com acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O presente estudo objetivou analisar o nível de desenvolvimento da alfabetização financeira em estudantes da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, a fim de compreender como esse fator influencia no bem-estar financeiro. Para tanto, buscou-se enquanto referencial teórico compreender as variáveis que compõem a alfabetização financeira e o significado do dinheiro. No desenho metodológico foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa, por meio de uma sondagem tipo Survey, tendo por sujeitos da pesquisa os estudantes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), alcançando um total de 108 respondentes. Como principais resultados, a estatística descritiva (média, moda e mediana) das variáveis atitude financeira, comportamento financeiro, significado do dinheiro e bem-estar financeiro está em alinhamento com outras pesquisas nacionais como a desenvolvida pelos autores Schmitz, Piovesan e Braum (2021) com estudantes universitários do Paraná, reforçando um comportamento comum para esse grupo. Ademais, como principal achado da pesquisa, evidencia-se uma relação estatisticamente significativa mesmo com baixo poder explicativo entre a variável significado do dinheiro e bem-estar financeiro. Observou-se que em um estudo de regressão múltiplo univariado, ao isolar a variável independente do significado do dinheiro, a mesma conseguiu explicar 10,02% do bem-estar financeiro. Além disso, foi possível observar que os jovens universitários possuem um comportamento consciente e se preocupam com os destinos finais do seu dinheiro, bem como atribuem um valor não monetário ao dinheiro, tornando-o um fator de status social. Ao final, são sugeridas algumas ações para mitigar as limitações da pesquisa, dentre elas aumentar a representativa amostral e replicar o estudo noutras localidades para identificar se é um comportamento comum ou tem alguma relação com especificidades do local. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62808 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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