Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62815

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Aida Maria Monteiro-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Claudia Lima da-
dc.date.accessioned2025-05-06T19:12:04Z-
dc.date.available2025-05-06T19:12:04Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Claudia Lima da. A educação em direitos humanos nos cursos técnicos integrados: perspectivas, inferências e mediações. 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62815-
dc.description.abstractA presente dissertação objetiva verificar propostas de conteúdos, valores e a relação com a Educação em Direitos Humanos (EDH) no currículo do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), campus Recife, conforme o estabelecido no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) (Brasil, 2013) e nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) (Brasil, 2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa. As técnicas aplicadas em seu desenvolvimento são levantamento bibliográfico e documental. Como referência bibliográfica a pesquisa respalda-se na produção de autores que têm contribuído para a reflexão sobre os conteúdos de Educação em Direitos Humanos (EDH) como: Candau (2012;2008;2007a;2007b), Silva (2010;2012), Silva e Tavares (2013), na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Frigotto (2014;2012;1989;1988), Saviani (2017;2007;2003), Pacheco (2015) e, no Currículo na EPT e EMI: Moreira e Silva (1995), Moreira e Candau (2007) e Alves (2004). O levantamento documental e bibliográfico foi realizado para estabelecer critérios de análise, e partiu das recomendações dos documentos nacionais orientadores da EDH, por meio dos quais se formulou uma matriz para analisar o currículo do curso. O tratamento dos dados coletados foi fundamentado na análise de conteúdo de Bardin por meio da matriz de análise de registro e de contexto para analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPE, o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) especificamente a matriz curricular do curso. Foram analisados os componentes curriculares de Filosofia e Sociologia – da base comum ou científica do curso; Relações Humanas e Trabalho, da base de formação complementar/diversificada; e Desenvolvimento Interpessoal que compõem a base tecnológica do currículo do curso. Como resultados, constata-se que a forma pela qual os conteúdos e valores convergentes com a EDH dispostos nos documentos que integram o currículo do IFPE manifesta-se ainda de maneira frágil, divergindo daquilo que preceituam o PNEDH e as DNEDH, assim como da seleção bibliográfica. Conclui- se que a EDH transversaliza, de maneira frágil, o currículo do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, ofertado pelo IFPE, campus Recife de forma interdisciplinar, conforme orientações recomendadas nas Diretrizes Nacionais para EDH embora figurem nos documentos disciplinarmente como tema a ser abordado, na realidade, tais conteúdos são apresentados de forma superficial em poucas disciplinas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectCurrículo do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalhopt_BR
dc.titleA educação em direitos humanos nos cursos técnicos integrados : perspectivas, inferências e mediaçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMASCARENHAS, Aline Daiane Nunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5802432865261183pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5736286568421768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation aims to verify proposals of contents, values and relationship with Human Rights Education (HRE) in the curriculum of the Integrated Technical Course on Occupational Safety, offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE), Recife campus, as established in the National Plan for Human Rights Education (PNEDH) (Brazil, 2013) and the National Guidelines for Human Rights Education (DNEDH) (Brazil, 2012). Methodologically, it is a qualitative research. The techniques applied in its development are bibliographic and documentary survey. As bibliographic reference the research is based on the production of authors who have contributed to the reflection on the contents of Human Rights Education (HRE) such as: Candau (2012;2008;20077a;2007b), Silva (2010;2012), Silva and Tavares (2013), in Vocational and Technological Education (EPT): Frigotto (2014;2012;1989;1988), Saviani (2017;2007;2003), Pacheco (2015) and in the Curriculum at EPT and EMI: Moreira e Silva (1995), Moreira e Candau (2007) and Alves (2004). The documentary and bibliographic survey was carried out to establish criteria for analysis, and it started from the recommendations of the national guidance documents of HRE, through which a matrix was formulated to analyze the curriculum of the course. The treatment of the collected data was based on content analysis of Bardin through the register and context analysis matrix to analyze the Institutional Development Plan (PDI) of IFPE, the Institutional Pedagogical Political Project (PPPI), the Course Pedagogical Project (PPC) specifically the curriculum matrix of the course. The curricular components of Philosophy and Sociology were analyzed - the common or scientific basis of the course; Human Relations and Work, the complementary/diversified training base; and Interpersonal Development that makes up the technological basis of the course curriculum. As a result, it is found that the way in which the contents and values converging with HRE in the documents that integrate the curriculum of HEPP still manifests itself in a fragile manner, diverging from what precedes the PNEDH and DNEDH, as well as bibliographic selection. It is concluded that the EDH cross-sects, in a fragile way, the curriculum of the Integrated Technical Course in Occupational Safety, offered by IFPE, campus Recife in an interdisciplinary manner, according to guidelines recommended in the National Guidelines for EDH, although it appears in the documents as a disciplinary topic to be addressed, in reality, such contents are presented superficially in few disciplines.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0661893163690196pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Claudia Lima da Silva.pdf4,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons