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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62815

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Título: A educação em direitos humanos nos cursos técnicos integrados : perspectivas, inferências e mediações
Autor(es): SILVA, Ana Claudia Lima da
Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho
Data do documento: 16-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Ana Claudia Lima da. A educação em direitos humanos nos cursos técnicos integrados: perspectivas, inferências e mediações. 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente dissertação objetiva verificar propostas de conteúdos, valores e a relação com a Educação em Direitos Humanos (EDH) no currículo do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), campus Recife, conforme o estabelecido no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) (Brasil, 2013) e nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) (Brasil, 2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa. As técnicas aplicadas em seu desenvolvimento são levantamento bibliográfico e documental. Como referência bibliográfica a pesquisa respalda-se na produção de autores que têm contribuído para a reflexão sobre os conteúdos de Educação em Direitos Humanos (EDH) como: Candau (2012;2008;2007a;2007b), Silva (2010;2012), Silva e Tavares (2013), na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Frigotto (2014;2012;1989;1988), Saviani (2017;2007;2003), Pacheco (2015) e, no Currículo na EPT e EMI: Moreira e Silva (1995), Moreira e Candau (2007) e Alves (2004). O levantamento documental e bibliográfico foi realizado para estabelecer critérios de análise, e partiu das recomendações dos documentos nacionais orientadores da EDH, por meio dos quais se formulou uma matriz para analisar o currículo do curso. O tratamento dos dados coletados foi fundamentado na análise de conteúdo de Bardin por meio da matriz de análise de registro e de contexto para analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPE, o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) especificamente a matriz curricular do curso. Foram analisados os componentes curriculares de Filosofia e Sociologia – da base comum ou científica do curso; Relações Humanas e Trabalho, da base de formação complementar/diversificada; e Desenvolvimento Interpessoal que compõem a base tecnológica do currículo do curso. Como resultados, constata-se que a forma pela qual os conteúdos e valores convergentes com a EDH dispostos nos documentos que integram o currículo do IFPE manifesta-se ainda de maneira frágil, divergindo daquilo que preceituam o PNEDH e as DNEDH, assim como da seleção bibliográfica. Conclui- se que a EDH transversaliza, de maneira frágil, o currículo do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, ofertado pelo IFPE, campus Recife de forma interdisciplinar, conforme orientações recomendadas nas Diretrizes Nacionais para EDH embora figurem nos documentos disciplinarmente como tema a ser abordado, na realidade, tais conteúdos são apresentados de forma superficial em poucas disciplinas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62815
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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