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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62840

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Título: A pedagogia do jardim moderno de Roberto Burle Marx e a paisagem americana: práticas paisagísticas no Brasil, na Venezuela e na Costa Rica
Autor(es): VENTURA, Ana Cecília de Albuquerque
Palavras-chave: Burle Marx; Jardim moderno; Paisagem americana; Paisagismo; Patrimônio; Pedagogia
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: VENTURA, Ana Cecília de Albuquerque. A pedagogia do jardim moderno de Roberto Burle Marx e a paisagem americana: práticas paisagísticas no Brasil, na Venezuela e na Costa Rica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Roberto Burle Marx foi o precursor do paisagismo moderno no Brasil por introduzir princípios projetuais inspirados na paisagem americana. Adotando o tripé de higiene, educação e arte, que prioriza a flora autóctone e a hibridez, ele concede uma identidade tipicamente latino-americana na criação de parques e jardins de forte caráter social, desde seus primeiros projetos de espaços públicos no Recife. A hibridez dos projetos de jardins se intensificou com a coleta de plantas realizada nas viagens e no exercício profissional fora do país, a exemplo do projeto do Parque del Este em Caracas, concomitantemente ao do Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, na década de 1950. A execução dos projetos do Parque del Este e do Aterro ocorreram em conjunto ao da Praça Ministro Salgado Filho, no Recife, e do Jardim Botânico de San Vito de Coto Brus, na Costa Rica, que estabeleceram, entre si, paralelismos compositivos e intercâmbios no repertório florístico dos jardins, contribuindo para a noção de um jardim híbrido. Foi um aprendizado que tem o jardim moderno como protagonista, uma pedagogia do jardim, e que se alinha com os princípios que visam a proteção da paisagem americana formulados pela Carta da Paisagem das Américas (2018). Esse enaltecimento que uniu a flora tropical e a cultura propostos na concepção dos jardins de Burle Marx parece ter contribuído para a constituição de princípios de salvaguarda das paisagens. Assim, este trabalho busca entender o pensamento paisagístico de Burle Marx, em projetos de grande escala e relevância, que espelham a paisagem americana, visando à proteção patrimonial. A metodologia reúne teóricos do jardim e da paisagem na análise dos projetos citados, à aplicação dos conceitos contemporâneos da Carta da Paisagem das Américas que fortalecem a noção de pedagogia do jardim concedida pelo paisagista Roberto Burle Marx.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62840
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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