Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62848

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSILVA, Benício Emanuel Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-05-07T22:28:21Z-
dc.date.available2025-05-07T22:28:21Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-
dc.identifier.citationSILVA, Benício Emanuel Bezerra da. Alfabetização e letramento nas turmas de 4º e 5º anos: metodologias e impactos do Programa Tempo Certo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62848-
dc.description.abstractO acesso a uma educação de qualidade é um direito constitucional de todos os indivíduos brasileiros. Nesse contexto, a alfabetização e o letramento são processos fundamentais para o desenvolvimento pleno dos educandos no Ensino Fundamental e nas etapas subsequentes da escolarização. Atualmente, espera-se que os estudantes sejam considerados alfabetizados ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. No entanto, nem todas as crianças alcançam esse marco, o que resulta em defasagem nessa habilidade em anos posteriores. Para enfrentar esse desafio, são desenvolvidas estratégias específicas, como o Programa Tempo Certo, implementado no município de Caruaru-PE. Nessa perspectiva, este estudo foi direcionado pela pesquisa qualitativa, utilizando questionários e análise documental, tendo como objetivo analisar os impactos do Programa Tempo Certo nas práticas de alfabetização e letramento dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na rede pública de ensino de Caruaru-PE, através de uma pesquisa qualitativa, estudando o acontecimento em seu contexto natural. Os resultados evidenciaram que, embora o programa pareça ter contribuído para o avanço de muitos educandos, ainda há desafios estruturais e metodológicos a serem enfrentados para garantir uma alfabetização mais efetiva e inclusiva.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrograma Tempo Certopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento nas turmas de 4º e 5º anos: metodologias e impactos do Programa tempo certo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2871084173459289pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Benício Emanuel Bezerra da Silva.pdf402,99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons