Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62848
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Benício Emanuel Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T22:28:21Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T22:28:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Benício Emanuel Bezerra da. Alfabetização e letramento nas turmas de 4º e 5º anos: metodologias e impactos do Programa Tempo Certo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62848 | - |
dc.description.abstract | O acesso a uma educação de qualidade é um direito constitucional de todos os indivíduos brasileiros. Nesse contexto, a alfabetização e o letramento são processos fundamentais para o desenvolvimento pleno dos educandos no Ensino Fundamental e nas etapas subsequentes da escolarização. Atualmente, espera-se que os estudantes sejam considerados alfabetizados ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. No entanto, nem todas as crianças alcançam esse marco, o que resulta em defasagem nessa habilidade em anos posteriores. Para enfrentar esse desafio, são desenvolvidas estratégias específicas, como o Programa Tempo Certo, implementado no município de Caruaru-PE. Nessa perspectiva, este estudo foi direcionado pela pesquisa qualitativa, utilizando questionários e análise documental, tendo como objetivo analisar os impactos do Programa Tempo Certo nas práticas de alfabetização e letramento dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na rede pública de ensino de Caruaru-PE, através de uma pesquisa qualitativa, estudando o acontecimento em seu contexto natural. Os resultados evidenciaram que, embora o programa pareça ter contribuído para o avanço de muitos educandos, ainda há desafios estruturais e metodológicos a serem enfrentados para garantir uma alfabetização mais efetiva e inclusiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Programa Tempo Certo | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento nas turmas de 4º e 5º anos: metodologias e impactos do Programa tempo certo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2871084173459289 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Benício Emanuel Bezerra da Silva.pdf | 402,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons