Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62905
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | VICENTE, Geisiane do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T22:41:22Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T22:41:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-23 | - |
dc.identifier.citation | VICENTE, Geisiane do Nascimento. Autismo e inclusão: uma experiência em uma escola de ensino regular de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62905 | - |
dc.description.abstract | O artigo trata de uma pesquisa que buscou conhecer como a inclusão de alunos dentro do Transtorno do Espectro do Autismo acontece na prática de uma escola de ensino regular de Caruaru – PE. O objetivo do estudo foi analisar as estratégias pedagógicas adotadas em sala de aula que promovam a inclusão de crianças com TEA. A pesquisa aconteceu em uma turma do 4° ano do ensino fundamental 1 com dois estudantes dentro do espectro. Utilizando da metodologia de observação participante e diário de campo para analisar o processo de inclusão. O estudo conclui que apesar de ser garantida a matrícula de estudantes com TEA ainda existe um longo percurso para garantir acesso, permanência e construção de saberes no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Autismo e inclusão: uma experiência em uma escola de ensino regular de Caruaru - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article is about a study that sought to understand how the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder occurs in the practice of a regular school in Caruaru, Pernambuco. The objective of the study was to analyze the pedagogical strategies adopted in the classroom that promote the inclusion of children with ASD. The study took place in a 4th grade class of elementary school 1 with two students on the spectrum. The methodology used was participant observation and a field diary to analyze the inclusion process. The study concludes that despite the guaranteed enrollment of students with ASD, there is still a long way to go to ensure access, permanence and construction of knowledge in the school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GEISIANE DO NASCIMENTO VICENTE.pdf | 216,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons