Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorSILVA, Paloma Monique Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-05-09T14:53:04Z-
dc.date.available2025-05-09T14:53:04Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationSILVA, Paloma Monique Bezerra da. Paradigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948-
dc.description.abstractO presente artigo discute como o paradigma da gestão democrática na escola se manifesta diante das políticas neoliberais e como esta impacta as relações de poder dentro do ambiente escolar. Tendo como objetivo geral compreender o paradigma da gestão democrática na escola, diante das políticas neoliberais e das relações de poder. A pesquisa foi fundamentada por autores como Paro (2008), Luck (2006), Perboni e Oliveira (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, sendo os sujeitos da pesquisa a coordenadora pedagógica, professores e professoras. A partir de Minayo (2002), a abordagem qualitativa possibilita a compreensão do objeto, ao refletir sobre as diferentes perspectivas de gestão, presentes na escola. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos a análise documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de dados (Bardin, 1977), permitiu identificar que o campo de pesquisa apresenta uma gestão multifacetada, na qual perpassam diversas linhas de pensamentos, ideologias e perspectivas. A pesquisa mostra o movimento da escola em qualificar o trabalho educativo, sobretudo, em relação à materialização da gestão democrática, que se torna desafio no contexto de demandas da gestão educacional. Notou-se que tais desafios são influenciados pelas correntes neoliberais, que impactam a consolidação da gestão democrática, da justiça social e da aprendizagem significativa dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.titleParadigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Paloma Monique Bezerra da Silva.pdf402,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons