Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paloma Monique Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:53:04Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T14:53:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paloma Monique Bezerra da. Paradigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute como o paradigma da gestão democrática na escola se manifesta diante das políticas neoliberais e como esta impacta as relações de poder dentro do ambiente escolar. Tendo como objetivo geral compreender o paradigma da gestão democrática na escola, diante das políticas neoliberais e das relações de poder. A pesquisa foi fundamentada por autores como Paro (2008), Luck (2006), Perboni e Oliveira (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, sendo os sujeitos da pesquisa a coordenadora pedagógica, professores e professoras. A partir de Minayo (2002), a abordagem qualitativa possibilita a compreensão do objeto, ao refletir sobre as diferentes perspectivas de gestão, presentes na escola. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos a análise documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de dados (Bardin, 1977), permitiu identificar que o campo de pesquisa apresenta uma gestão multifacetada, na qual perpassam diversas linhas de pensamentos, ideologias e perspectivas. A pesquisa mostra o movimento da escola em qualificar o trabalho educativo, sobretudo, em relação à materialização da gestão democrática, que se torna desafio no contexto de demandas da gestão educacional. Notou-se que tais desafios são influenciados pelas correntes neoliberais, que impactam a consolidação da gestão democrática, da justiça social e da aprendizagem significativa dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.title | Paradigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Paloma Monique Bezerra da Silva.pdf | 402,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons