Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948
Share on
Title: | Paradigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru. |
Authors: | SILVA, Paloma Monique Bezerra da |
Keywords: | Gestão democrática; Neoliberalismo; Relações de poder |
Issue Date: | 10-Apr-2025 |
Citation: | SILVA, Paloma Monique Bezerra da. Paradigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O presente artigo discute como o paradigma da gestão democrática na escola se manifesta diante das políticas neoliberais e como esta impacta as relações de poder dentro do ambiente escolar. Tendo como objetivo geral compreender o paradigma da gestão democrática na escola, diante das políticas neoliberais e das relações de poder. A pesquisa foi fundamentada por autores como Paro (2008), Luck (2006), Perboni e Oliveira (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, sendo os sujeitos da pesquisa a coordenadora pedagógica, professores e professoras. A partir de Minayo (2002), a abordagem qualitativa possibilita a compreensão do objeto, ao refletir sobre as diferentes perspectivas de gestão, presentes na escola. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos a análise documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de dados (Bardin, 1977), permitiu identificar que o campo de pesquisa apresenta uma gestão multifacetada, na qual perpassam diversas linhas de pensamentos, ideologias e perspectivas. A pesquisa mostra o movimento da escola em qualificar o trabalho educativo, sobretudo, em relação à materialização da gestão democrática, que se torna desafio no contexto de demandas da gestão educacional. Notou-se que tais desafios são influenciados pelas correntes neoliberais, que impactam a consolidação da gestão democrática, da justiça social e da aprendizagem significativa dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Paloma Monique Bezerra da Silva.pdf | 402,71 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License