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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63035

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Title: Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: uma análise do perfil dos concluintes no curso de ciências econômicas (2006- 2018).
Authors: LIMA, Thalyta Rychelly Teixeira de
Keywords: Inclusão social; Políticas de ação afirmativas; Desigualdades raciais; Cotas
Issue Date: 10-May-2023
Citation: LIMA, Thalyta Rychelly Teixeira de. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: uma análise do perfil dos concluintes no curso de ciências econômicas (2006- 2018). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: As desigualdades étnico/raciais no Brasil vêm de uma estrutura de exploração e escravidão, atualmente ainda se observam desigualdades e se buscam medidas reparativas. Nesse contexto, surgiram as ações afirmativas, como as cotas de ingresso universitário, que buscam democratizar a entrada dessa parcela social que possui diversos fatores que os deixam em situação desfavorável, como, por exemplo, a renda mais baixa. No atual estudo buscou-se compreender o perfil dos estudantes do curso de Ciências Econômicas, o uso de políticas de ação afirmativa ou inclusão social, assim como políticas de assistência social, como as bolsas permanência e universitárias. A amostra utilizada foi de estudantes que realizarem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2006, 2009, 2015 e 2018, e uma das questões principais do estudo é compreender a situação dos estudantes pretos e pardos frente a outras etnias e em comparativo com a composição populacional do Brasil. Os resultados obtidos mostram que os pretos e pardos conseguiram mais oportunidades de acesso ao ensino superior nos últimos anos, também sugerem que a Lei das Cotas, sancionada em 2012, proporcionou um maior acesso ao ensino público para essas etnias que apresentam um perfil socioeconômico mais desfavorecido. As políticas de manutenção de estudo também se mostraram como importantes, diante um cenário onde estudantes com renda inferior também possuem mais barreiras para o desempenho acadêmico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63035
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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