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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63063
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Título: | Abordagem de situações-problema com dados reais para promover o letramento probabilístico de licenciandos em matemática |
Autor(es): | FERREIRA, Kaiomarcos Luciano Santos |
Palavras-chave: | Letramento probabilístico; Crenças e atitudes; Situações-problema com dados reais; Formação inicial de professores; Educação estatística; Educação matemática |
Data do documento: | 29-Jan-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FERREIRA, Kaiomarcos Luciano Santos. Abordagem de situações-problema com dados reais para promover o letramento probabilístico de licenciandos em matemática. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O Letramento Probabilístico é definido como o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, comunicação, interpretação e tomada de decisão, fundamentadas na compreensão de conceitos probabilísticos, a fim de lidar com situações reais de forma crítica e reflexiva. Assim, para que uma pessoa se envolva em processo de Letramento Probabilístico se faz necessário que tenha habilidades críticas de compreensão e interpretação de informações probabilísticas. Há importantes desafios para que professores possam contribuir para o Letramento Probabilístico de seus estudantes da Educação Básica, entre os quais se destaca a ausência de uma discussão específica sobre o ensino e a aprendizagem em Probabilidade na formação inicial de professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar possíveis contribuições da abordagem de situações-problema com dados reais em diferentes áreas-chave do Letramento Probabilístico na formação de licenciandos em Matemática. Os objetivos específicos foram: identificar as compreensões prévias dos licenciandos em Matemática sobre Probabilidade; analisar as crenças e atitudes de licenciandos em Matemática na interpretação de informações probabilísticas apresentadas nas situações-problema; e verificar o entendimento crítico de conceitos probabilísticos a partir de situações-problema com dados reais. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado com sete licenciandos de Matemática de uma instituição pública federal de ensino, localizada no Sertão de Pernambuco. A produção de dados foi realizada por meio de três Encontros Cooperativos, realizados pelo Google Meet e gravados digitalmente por um aparelho celular. Nos encontros, o pesquisador apresentou diferentes questionamentos e cinco situações-problema com dados reais que serviram de discussões sobre a dimensão não determinística da Probabilidade, as diferentes representações probabilísticas, e os conceitos, tais como aleatoriedade, variação e independência de eventos probabilísticos. Os dados foram analisados no software MaxQDA, utilizando a metodologia dos Ciclos de Codificação de Saldaña, por meio de três tipos de codificação: inicial, valores e avaliação. Os resultados indicaram que os licenciandos demonstravam maior familiaridade com a representação quantitativa da Probabilidade, mas enfrentavam dificuldades em associá-la à representação qualitativa e em relacioná-la às situações do cotidiano. Esse olhar para as representações quantitativas se mostrou limitado a exemplos envolvendo frações e porcentagens, que estavam alinhados ao significado clássico de Probabilidade. Além disso, os licenciandos afirmavam que essas representações eram consideradas mais aceitáveis no estudo de Probabilidade, pois matematicamente determinavam o acontecimento dos eventos, o que revelou lacunas no entendimento da Probabilidade, ao considerá-la determinística. Outro dado identificado na pesquisa foi a influência das crenças e atitudes pessoais na interpretação conceitual da Probabilidade. Em algumas situações-problema, foram observadas que essas crenças distorciam o entendimento crítico dos conceitos probabilísticos. Entretanto, por meio das discussões realizadas, identificou-se que os licenciandos começaram a desconstruir essas crenças, recorrendo às habilidades do Letramento Probabilístico para interpretar corretamente as informações probabilísticas. Como resultado, observou-se que os Encontros Cooperativos e as situações-problema apresentam um potencial significativo para a formação dos licenciandos ao favorecer reflexões sobre a dimensão não determinística da Probabilidade, a interpretar os conceitos das Grandes Ideias do Letramento Probabilístico em diferentes áreas-chave, a revisão de suas crenças relacionadas à compreensão conceitual e o reconhecimento da relevância de um ensino crítico de Probabilidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63063 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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