Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63150

Compartilhe esta página

Título: A publicidade infantil nos comerciais de brinquedos da marca Mattel: uma pedagogia cultural de gênero
Autor(es): ARAÚJO, Rafael Alves
Palavras-chave: Publicidade Infantil; Pedagogia Cultural; Identidades de Gênero
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: ARAÚJO, RAFAEL. A publicidade infantil nos comerciais de brinquedos da Mattel: uma pedagogia cultural de gênero. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O referente Trabalho de Conclusão de Curso constitui uma análise da produção visual e textual de quatro propagandas da marca de brinquedos Mattel, voltadas aos carrinhos da Hot Wheels, do boneco Max Steel e das bonecas Barbie e Polly Pocket. Com o objetivo de compreender como a marca posiciona esses produtos para as infâncias e os educam no ponto de vista de gênero, realizo uma análise cultural a partir dos vieses sobre gênero, representações dos papéis sociais dos sujeitos e questões acerca das identidades, advindas das perspectivas dos Estudos Culturais, enquanto uma Pedagogia Cultural. O estudo demonstra a existência de padrões estereotipados para cada gênero nessas campanhas publicitárias de brinquedos, além de posicionar homens e mulheres a assumirem determinados papéis sociais pré-estabelecidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63150
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafael Alves de Araújo.pdf844,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons