Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63150

Comparte esta pagina

Título : A publicidade infantil nos comerciais de brinquedos da marca Mattel: uma pedagogia cultural de gênero
Autor : ARAÚJO, Rafael Alves
Palabras clave : Publicidade Infantil; Pedagogia Cultural; Identidades de Gênero
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : ARAÚJO, RAFAEL. A publicidade infantil nos comerciais de brinquedos da Mattel: uma pedagogia cultural de gênero. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O referente Trabalho de Conclusão de Curso constitui uma análise da produção visual e textual de quatro propagandas da marca de brinquedos Mattel, voltadas aos carrinhos da Hot Wheels, do boneco Max Steel e das bonecas Barbie e Polly Pocket. Com o objetivo de compreender como a marca posiciona esses produtos para as infâncias e os educam no ponto de vista de gênero, realizo uma análise cultural a partir dos vieses sobre gênero, representações dos papéis sociais dos sujeitos e questões acerca das identidades, advindas das perspectivas dos Estudos Culturais, enquanto uma Pedagogia Cultural. O estudo demonstra a existência de padrões estereotipados para cada gênero nessas campanhas publicitárias de brinquedos, além de posicionar homens e mulheres a assumirem determinados papéis sociais pré-estabelecidos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63150
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rafael Alves de Araújo.pdf844,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons