Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63170

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Clarissa Martins de-
dc.contributor.authorSILVA, Helen Carmem Lucena da-
dc.date.accessioned2025-05-13T21:44:24Z-
dc.date.available2025-05-13T21:44:24Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Helen Carmem Lucena da. A Constituição da profissionalidade dos recreadores: um estudo de caso a partir do Sesc Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63170-
dc.description.abstractEsta dissertação aborda a constituição das profissionalidades dos recreadores. De natureza qualitativa, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso a partir do Sesc Pernambuco. O nosso objetivo geral foi compreender como os recreadores do Sesc Pernambuco têm constituído suas profissionalidades. Como objetivos específicos, buscamos: a) caracterizar os contextos que contribuem para a constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; b) conhecer os saberes que são mobilizados para a construção das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; c) identificar os elementos que contribuem para a constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; e d) delinear os limites para a constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco. A fundamentação teórica seguida foi elaborada a partir de autores e estudos que abordam conceitos referentes às categorias: recreação e lazer: caminhos para uma formação humana e ser recreador: profissionalidades em processo de construção. Como coleta de dados, utilizamos as técnicas de pesquisa de análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Na primeira etapa da coleta de dados, aplicamos um questionário para traçar o perfil dos recreadores do Sesc Pernambuco. A partir da análise do questionário, selecionamos sete recreadores e dois profissionais do Sesc para a realização de entrevistas semiestruturadas. A presente pesquisa possibilitou identificarmos os principais aspectos relacionados à constituição das profissionalidades dos recreadores, tais como a identificação do Sesc como um dos principais contextos de constituição das profissionalidades dos recreadores da pesquisa. O Sesc, além de ser constituído por espaços físicos, também apresenta nuances como diretrizes políticas e institucionais, personagens e projetos que evidenciam ainda mais a referida instituição como principal contexto de formação da profissionalidade dos recreadores. Nesse sentido, o projeto Brincando nas Férias e o Encontro Técnico são os dois principais projetos que influenciam diretamente na formação e no desenvolvimento profissional dos recreadores entrevistados. Também, a partir de uma analogia com o Campo da Física, elencamos os cinco campos de saberes dos recreadores, os quais favoreceram a reflexão sobre os saberes necessários aos recreadores. Dessa forma, anunciamos as possibilidades e denunciamos os limites para a construção das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecreadorpt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectProfissionalidadept_BR
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.titleA Constituição da profissionalidade dos recreadores : um estudo de caso a partir do Sesc Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5980393786596792pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2395569396317875pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation deals with the constitution of the professionalities of recreationists. This is a qualitative work, characterized as a case study from Sesc Pernambuco. The general objective of this research was to understand how recreationists at Sesc Pernambuco have constituted their professions. As specific objectives, we seek to: a) characterize the contexts that contribute to the constitution of the professionalities of Sesc Pernambuco recreationists; b) learn about the knowledge that is mobilized to build the professional skills of sesc pernambuco recreation workers; c) identify the elements that contribute to the constitution of the professionalities of Sesc Pernambuco recreationists; and d) outline the limits for the constitution of the professionalities of Sesc Pernambuco recreationists. The theoretical foundation followed was drawn up from authors and studies that address concepts relating to the categories: recreation and leisure: paths to human development and being a recreator: professionalities in the process of construction. To collect data, we used the research techniques of document analysis, questionnaire and semi-structured interview. In the first stage of data collection, we applied a questionnaire to profile the recreationists at sesc pernambuco. Based on the analysis of the questionnaire, we selected seven recreationists and two sesc professionals to carry out semi-structured interviews. This research made it possible to identify the main aspects related to the constitution of the recreationists' professionalities, such as the identification of sesc as one of the main contexts for the constitution of the recreationists' professionalities in the research. Sesc, in addition to being made up of physical spaces, also presents nuances such as political and institutional guidelines, characters and projects that further highlight the aforementioned institution as the main context for training the professionalism of recreationists. In this sense, the project playing on vacation and the technical meeting are the two main projects that directly influence the training and professional development of the entertainers interviewed. Also, based on an analogy with the field of physics, we list the five fields of knowledge of recreators, which favored reflection on the knowledge necessary for recreators. In this way, we announce the possibilities and denounce the limits for building the professional skills of Sesc Pernambuco uco recreationists.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Helen Carmem Lucena da Silva.pdf3,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons