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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63170

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Título: A Constituição da profissionalidade dos recreadores : um estudo de caso a partir do Sesc Pernambuco
Autor(es): SILVA, Helen Carmem Lucena da
Palavras-chave: Recreador; Formação Profissional; Profissionalidade; Formação Humana
Data do documento: 30-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Helen Carmem Lucena da. A Constituição da profissionalidade dos recreadores: um estudo de caso a partir do Sesc Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta dissertação aborda a constituição das profissionalidades dos recreadores. De natureza qualitativa, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso a partir do Sesc Pernambuco. O nosso objetivo geral foi compreender como os recreadores do Sesc Pernambuco têm constituído suas profissionalidades. Como objetivos específicos, buscamos: a) caracterizar os contextos que contribuem para a constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; b) conhecer os saberes que são mobilizados para a construção das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; c) identificar os elementos que contribuem para a constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; e d) delinear os limites para a constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco. A fundamentação teórica seguida foi elaborada a partir de autores e estudos que abordam conceitos referentes às categorias: recreação e lazer: caminhos para uma formação humana e ser recreador: profissionalidades em processo de construção. Como coleta de dados, utilizamos as técnicas de pesquisa de análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Na primeira etapa da coleta de dados, aplicamos um questionário para traçar o perfil dos recreadores do Sesc Pernambuco. A partir da análise do questionário, selecionamos sete recreadores e dois profissionais do Sesc para a realização de entrevistas semiestruturadas. A presente pesquisa possibilitou identificarmos os principais aspectos relacionados à constituição das profissionalidades dos recreadores, tais como a identificação do Sesc como um dos principais contextos de constituição das profissionalidades dos recreadores da pesquisa. O Sesc, além de ser constituído por espaços físicos, também apresenta nuances como diretrizes políticas e institucionais, personagens e projetos que evidenciam ainda mais a referida instituição como principal contexto de formação da profissionalidade dos recreadores. Nesse sentido, o projeto Brincando nas Férias e o Encontro Técnico são os dois principais projetos que influenciam diretamente na formação e no desenvolvimento profissional dos recreadores entrevistados. Também, a partir de uma analogia com o Campo da Física, elencamos os cinco campos de saberes dos recreadores, os quais favoreceram a reflexão sobre os saberes necessários aos recreadores. Dessa forma, anunciamos as possibilidades e denunciamos os limites para a construção das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63170
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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