Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63194

Compartilhe esta página

Título: A inteligência artificial como ferramenta educativa na formação docente : um olhar a partir da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE.
Autor(es): LIRA, Itallo Tavares de
Palavras-chave: Formação Docente; Inteligência Artificial; Complexidade na Educação; Cibercultura
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: LIRA, Itallo Tavares de. A inteligência artificial como ferramenta educativa na formação docente: um olhar a partir da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como a inteligência artificial tem contribuído para a formação docente na visão dos licenciandos em Pedagogia do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como aporte teórico, baseamo-nos na teoria do pensamento complexo de Edgar Morin, relacionando-a aos conceitos da sociedade em rede de Manuel Castells e à cibercultura de Pierre Lévy, além de trazer outros autores para estabelecer um recorte sobre a era digital e seus nuances que permeiam a IA, e como esse cenário adentra a formação docente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Como ferramenta para coleta de dados, utilizamos um questionário online, com questões abertas e fechadas, tendo como público-alvo os alunos do 5º ao 9º período, compreendendo sua aproximação com o ambiente profissional, decorrente dos estágios obrigatórios, e que já se aproximaram ou vivenciaram parte significativa do curso. Utilizamos, enquanto análise, a análise de conteúdo para compreensão de significados e experiências dos licenciandos. Os resultados indicam que os estudantes ainda possuem um conhecimento superficial sobre as ferramentas de IA, sendo estas vistas como artifícios complementares na formação, usadas para otimizar o tempo acadêmico. Os relatos mostram uma resistência dos docentes à IA, mas, quando utilizada, ela pode promover um ambiente inovador e interativo, sem substituir a mediação docente. Ademais, notamos que a IA é percebida como uma ferramenta valiosa, desde que tenha como base a ética e a criticidade, levando em consideração o aspecto humano no processo de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63194
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Itallo Tavares de Lira.pdf615,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons