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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63237

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins de-
dc.contributor.authorBRANDÃO, José Henrique Coelho-
dc.date.accessioned2025-05-14T19:26:53Z-
dc.date.available2025-05-14T19:26:53Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationBRANDÃO, José Henrique Coelho. LGPD Explorer: uma proposta de jogo sério como ferramenta educacional para apoiar o ensino e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no desenvolvimento de software. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63237-
dc.description.abstractA Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) impõe desafios significativos para as organizações brasileiras, principalmente na área de desenvolvimento de software, ao exigir que os softwares sejam projetados em conformidade com os requisitos le- gais de proteção de dados. No entanto, a tradução dessas exigências jurídicas em soluções técnicas viáveis ainda se mostra um desafio para muitos desenvolvedores, devido à carência de orientações práticas e à limitada compreensão sobre como im- plementar as disposições da lei de forma eficaz no ciclo de desenvolvimento de sof- tware. Dessa forma, este trabalho propõe um jogo sério no estilo Role-Playing Game (RPG), denominado LGPD Explorer, cujo objetivo é facilitar o processo de ensino- aprendizagem da LGPD e motivar a implementação da lei ao longo do ciclo de desen- volvimento de software. Para atingir esse objetivo, foram realizadas pesquisas na lite- ratura sobre privacidade, proteção de dados e metodologias de ensino por meio de jogos sérios e RPG, que fundamentaram a criação do conteúdo pedagógico e das mecânicas de jogo. A avaliação do LGPD Explorer foi conduzida por meio de um ex- perimento controlado com 22 participantes, divididos em dois grupos. Questionários foram utilizados para coletar dados sobre o impacto do jogo no aprendizado e na mo- tivação dos jogadores. A análise dos dados indicou que os participantes que utilizaram o LGPD Explorer apresentaram maior compreensão dos conceitos da LGPD em com- paração ao grupo controle. Além disso, os dados revelaram que, após a experiência com o jogo, os participantes mostraram-se mais motivados a implementar a LGPD em suas atividades profissionais. Por fim, a avaliação da qualidade do jogo, utilizando o modelo MEEGA+, classificou o LGPD Explorer como de “boa qualidade”, reforçando seu potencial como ferramenta educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLei Geral de Proteção de Dados (LGPD)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectJogos sériospt_BR
dc.titleLGPD Explorer : uma proposta de jogo sério como ferramenta educacional para apoiar o ensino e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no desenvolvimento de softwarept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8909516372509662pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0504332643175649pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe General Personal Data Protection Law (LGPD) poses significant challenges for Brazilian organizations, especially in the software development area, by requiring soft- ware to be designed in compliance with legal data protection requirements. However, translating these legal requirements into viable technical solutions remains challenging for many developers due to the lack of practical guidance and limited understanding of how to effectively implement the law's provisions in the software development cycle. Thus, this work proposes a serious game in a Role-Playing Game (RPG) style, entitled LGPD Explorer, whose objective is to facilitate the teaching-learning process of the LGPD and motivate the implementation of the law throughout the software develop- ment cycle. To achieve this objective, literature research was conducted on privacy, data protection, and teaching methodologies through serious games and RPG, which supported the creation of pedagogical content and game mechanics. The evaluation of LGPD Explorer was conducted through a controlled experiment with 22 participants divided into two groups. Questionnaires were used to collect data on the game's impact on the players' learning and motivation. The data analysis indicated that the partici- pants who used LGPD Explorer had a greater understanding of LGPD concepts than the control group. Besides, the data revealed that, after the experience with the game, participants were more motivated to implement LGPD in their professional activities. Finally, the evaluation of the quality of the game, using the MEEGA+ model, classified LGPD Explorer as of “good quality”, reinforcing its potential as an educational tool.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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