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Título : LGPD Explorer : uma proposta de jogo sério como ferramenta educacional para apoiar o ensino e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no desenvolvimento de software
Autor : BRANDÃO, José Henrique Coelho
Palabras clave : Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Desenvolvimento de software; Jogos sérios
Fecha de publicación : 29-nov-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BRANDÃO, José Henrique Coelho. LGPD Explorer: uma proposta de jogo sério como ferramenta educacional para apoiar o ensino e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no desenvolvimento de software. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) impõe desafios significativos para as organizações brasileiras, principalmente na área de desenvolvimento de software, ao exigir que os softwares sejam projetados em conformidade com os requisitos le- gais de proteção de dados. No entanto, a tradução dessas exigências jurídicas em soluções técnicas viáveis ainda se mostra um desafio para muitos desenvolvedores, devido à carência de orientações práticas e à limitada compreensão sobre como im- plementar as disposições da lei de forma eficaz no ciclo de desenvolvimento de sof- tware. Dessa forma, este trabalho propõe um jogo sério no estilo Role-Playing Game (RPG), denominado LGPD Explorer, cujo objetivo é facilitar o processo de ensino- aprendizagem da LGPD e motivar a implementação da lei ao longo do ciclo de desen- volvimento de software. Para atingir esse objetivo, foram realizadas pesquisas na lite- ratura sobre privacidade, proteção de dados e metodologias de ensino por meio de jogos sérios e RPG, que fundamentaram a criação do conteúdo pedagógico e das mecânicas de jogo. A avaliação do LGPD Explorer foi conduzida por meio de um ex- perimento controlado com 22 participantes, divididos em dois grupos. Questionários foram utilizados para coletar dados sobre o impacto do jogo no aprendizado e na mo- tivação dos jogadores. A análise dos dados indicou que os participantes que utilizaram o LGPD Explorer apresentaram maior compreensão dos conceitos da LGPD em com- paração ao grupo controle. Além disso, os dados revelaram que, após a experiência com o jogo, os participantes mostraram-se mais motivados a implementar a LGPD em suas atividades profissionais. Por fim, a avaliação da qualidade do jogo, utilizando o modelo MEEGA+, classificou o LGPD Explorer como de “boa qualidade”, reforçando seu potencial como ferramenta educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63237
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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