Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63240

Compartilhe esta página

Título: O uso de história em quadrinhos para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébrico
Autor(es): LIMA, Alaíde Cecília de
Palavras-chave: Pensamento algébrico; História em quadrinho; Sequência recursiva
Data do documento: 1-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Alaide Cecília de. O uso de história em quadrinhos para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébrico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma História em Quadrinhos como recurso didático para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébrico, fundamentando-se na Teoria da Objetivação. Assim, nesta pesquisa envolvemos o pensamento algébrico para o estudo de generalizações de padrões com sequências recursivas com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade proposta foi realizada por meio de tarefas expostas em uma História em Quadrinhos, dividida em 3 etapas, cada uma das etapas com uma sequência recursiva e níveis graduais de complexidade. A teoria na qual nos fundamentamos (a Teoria da Objetivação), utiliza-se de três vetores que caracterizam o pensamento algébrico sendo eles, a indeterminação, denotação e analiticidade, sendo o último vetor, o analítico, o que distingue o pensamento algébrico do pensamento aritmético. Durante a atividade, buscamos focar a nossa análise nas estratégias de resolução das tarefas por parte dos alunos, visto que, é por meio da atividade que o saber ele é materializado, transformado e ampliado, assim, acontece as reflexões por parte dos seres humanos mediadas pelos sentidos. Para a teoria, esses sentidos são denominados de meios semióticos de objetivação, pelo fato de a Teoria da Objetivação ser de natureza multimodal, então, foram necessários nos atentarmos aos gestos, desenhos, escritas, movimentos, entre outros meios. Para isso, precisou-se que a atividade fosse capturada por meio de vídeo-gravação. A atividade foi realizada com os 3 grupos (cada um com 3 alunos) que se dispuseram a participar da pesquisa. Embora a turma do 8o ano contasse com 49 alunos, apenas 9 participaram da pesquisa, e apenas 1 grupo, composto por 3 alunas, foi analisado. Infelizmente, os outros dois grupos não atingiram os objetivos necessários para a análise, mesmo com o acompanhamento próximo da professora pesquisadora. Fatores internos e externos ao ambiente de sala de aula que dificultaram o desenvolvimento da pesquisa nesses grupos. Contudo, entendemos que colaboramos por meio da pesquisa, na reflexão do uso dos padrões de generalização para além da sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63240
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alaide Cecilia de Lima.pdf14,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons