Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63324

Share on

Title: Desenvolvimento e avaliação do algoritmo PREPPY: uma nova abordagem para indução de regras do DRSA
Authors: BORBA, Hugo de Moraes Ramos Borba
Keywords: Análise de decisão multicritério (MCDA); Dominance-based rough Set approach (DRSA); Sistema da informação (SI); Algoritmos; Rough set theory; Indução de regras de classificação
Issue Date: 3-Apr-2025
Citation: BORBA, Hugo de Moraes Ramos. Desenvolvimento e avaliação do algoritmo PREPPY: uma nova abordagem para indução de regras do DRSA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Neste trabalho, apresenta-se o algoritmo PREPPY (Permutation-based Recall and Precision Pattern Yielding) para indução de regras de classificação, concebido como uma alternativa inovadora aos métodos tradicionais baseados em RST. Alinhado aos avanços teóricos da Dominance-based Rough Set Approach, o PREPPY integra critérios e atributos categóricos – ordinais ou nominais –, utilizando a estratégia de exploração de combinações de atributos e indução incremental de regras. A otimização equilibrada entre recall e precision é visada na geração de modelos concisos, interpretáveis e generalizáveis para ambientes com dados heterogêneos. A eficácia do método foi avaliada no conjunto de dados real 1985 Auto Imports e em comparações com o DomLEM utilizando conjuntos sintéticos, considerando métricas de classificação diversas. Os resultados evidenciam uma performance positiva no conjunto de dados real e desempenho superior em relação ao algoritmo DomLEM nos conjuntos considerados, embora apontem desafios na discriminação de classes intermediárias e na complexidade computacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63324
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Hugo de Moraes Ramos Borba.pdf875,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons