Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63357
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Jadilson Ramos de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Matheus Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T13:59:08Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T13:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Matheus Souza de. Pensamento algébrico e o uso de artefatos tecnológicos digitais: um processo formativo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63357 | - |
dc.description.abstract | No contexto educacional brasileiro, as atuais demandas curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular, na área de Matemática, destacam a relevância do trabalho com os alunos acerca do pensamento algébrico, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar disso, não há uma definição precisa nesse documento normativo quanto a esse tipo de pensamento matemático. Diante dessa problemática, o objetivo desta pesquisa é caracterizar o pensamento algébrico que emerge, a partir do engajamento coletivo de professoras dos anos iniciais, em atividades formativas envolvendo o estudo introdutório das equações com simulações interativas digitais. Para tanto, tomamos como fundamentação teórico metodológica a Teoria da Objetivação (TO), que defende o entrelaçamento entre a produção histórico-cultural de saberes e subjetividades na Educação Matemática. Particularmente, o referencial teórico refere-se à perspectiva de pensamento algébrico preconizada na TO. Para a produção dos dados, realizamos um curso de formação continuada com professoras de uma rede municipal do estado de Pernambuco. Por meio de uma análise multimodal das videogravações dos encontros formativos, observamos que, inicialmente, o pequeno grupo em foco recorreu às estratégias de testar a igualdade por tentativa e erro e transpor termos ou coeficientes para resolver o primeiro problema proposto, revelando indícios de raciocínio aritmético. Nesse cenário, mediante o trabalho coletivo com o pesquisador-formador, constatamos que as professoras se encontraram com uma forma de pensar algebricamente as equações, mobilizando a estratégia de neutralizar termos ou coeficientes, isto é, operando com grandezas determinadas e indeterminadas em ambos os membros da igualdade. Assim sendo, ao considerarmos elementos como as falas, os gestos, as simulações e as escritas em cena, indicamos que os vetores do pensamento algébrico (indeterminação, denotação e analiticidade) emergiram durante as atividades formativas. Dentre os resultados, sublinhamos a importância da dinamicidade das simulações interativas digitais, envolvendo a metáfora da balança de dois pratos, na superação da perspectiva operacional para uma compreensão relacional da relação de igualdade, além da ressignificação do trabalho com o indeterminado. Em suma, ressaltamos que o engajamento coletivo movimentou discussões e reflexões para além das estratégias de simplificação de equações, como: o currículo de matemática, o papel dos artefatos culturais e as relações em torno do processo de ensino-aprendizagem da álgebra escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teoria da objetivação | pt_BR |
dc.subject | Álgebra escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores que ensinam matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais em educação matemática | pt_BR |
dc.title | Pensamento algébrico e o uso de artefatos tecnológicos digitais : um processo formativo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9512226706066185 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828404099372063 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the Brazilian educational context, current curricular demands proposed by the National Common Curricular Base in the area of mathematics highlight the relevance of working with students on algebraic thinking, starting in the early years of elementary school. Despite this, there is no precise definition in this normative document regarding this type of mathematical thinking. Given this problem, the objective of this research is to characterize the algebraic thinking that emerges from the collective engagement of early-year teachers in formative activities involving the introductory study of equations with digital interactive simulations. To this end, we took as our theoretical-methodological foundation the theory of objectification (TO), which defends the intertwining between the historical-cultural production of knowledge and subjectivities in mathematics education. In particular, the theoretical framework refers to the perspective of algebraic thinking advocated in the TO. To produce the data, we conducted a continuing education course with teachers from a municipal network in the state of Pernambuco. Through a multimodal analysis of the video recordings of the teacher education sessions, we observed that, initially, the small group in focus resorted to strategies of testing equality through trial and error and transposing terms or coefficients to solve the first problem proposed, revealing signs of arithmetic reasoning. In this scenario, through collective work with the researcher-educator, we found that the teachers found a way of thinking about the equations algebraically, mobilizing the strategy of neutralizing terms or coefficients, that is, operating with determined and indeterminate quantities in both members of the equality. Therefore, when we consider elements such as speech, gestures, simulations and writings in the scene, we indicate that the vectors of algebraic thinking (indeterminacy, denotation and analyticity) emerged during the teacher education activities. Among the results, we emphasize the importance of the dynamic nature of digital interactive simulations, involving the metaphor of a two-pan balance, in overcoming the operational perspective for a relational understanding of the equality relation, in addition to the redefinition of work with the undetermined. In short, we emphasize that collective engagement moved discussions and reflections beyond the strategies of simplifying equations, such as: the mathematics curriculum, the role of cultural artifacts and the relations around the teaching-learning process of school algebra. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Matheus Souza de Almeida.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons