Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63375
Comparte esta pagina
Título : | Os gêneros textuais nos processos de avaliação da aprendizagem: caminhos formativos no desenvolvimento dos estudantes |
Autor : | ARENAS, André Henrique Castelo Branco |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem; Gêneros textuais; Práticas avaliativas; Caminhos formativos |
Fecha de publicación : | 2-abr-2025 |
Citación : | ARENAS,André Henrique Castelo Branco.OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CAMINHOS FORMATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES.2025.TCC Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | RESUMO Este trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a avaliação da aprendizagem como um dos elementos centrais no processo educacional e pretendeu investigar a transição de paradigmas avaliativos tradicionais para abordagens mais formativas e reflexivas, inclusive, em exames de larga escala como o ENEM. O estudo destaca os princípios que fundamentam a avaliação da aprendizagem para promover uma prática educativa significativa e alinhada ao desenvolvimento integral dos alunos, conectada com as práticas do cotidiano social. A pesquisa defende a utilização de gêneros textuais nos processos avaliativos como um caminho formativo, que favorece a construção do conhecimento, a expressão de ideias, a argumentação crítica e a consolidação da aprendizagem. Em contrapartida, o trabalho critica os processos de avaliação da aprendizagem no contexto educacional brasileiro que, muitas vezes, são padronizados e seguem uma estrutura tradicional enrijecida, com a exclusividade do gênero textual "prova". A pesquisa aponta a necessidade de superar a simples notação pontuada como forma de avaliação, sugere a introdução de instrumentos que ofereçam devolutivas significativas aos alunos que os oriente no reconhecimento de seus erros e acertos, e que valorizem aspectos qualitativos do desenvolvimento. O objetivo final é a construção de uma avaliação mais justa e inclusiva, que não deixe marcas negativas nas identidades dos estudantes. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Gêneros textuais; Práticas avaliativas; Caminhos formativos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63375 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 ANDRÉ VERSÃO FINAL.docx (4).pdf | TCC 2 ANDRÉ | 4,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_29_29ANDRE_assinado (1).pdf | termo autorização orientadora | 137,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons