Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Maria da Conceição Silva-
dc.contributor.authorSilva, Everline Danuza Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-05-26T18:46:15Z-
dc.date.available2025-05-26T18:46:15Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Everline Danuza Ferreira. A formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professor. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377-
dc.description.abstractEsta pesquisa destinou-se a identificar a compreensão de letramento literário e as possíveis relações entre a formação acadêmica docente no que diz respeito à literatura e o desenvolvimento do novo leitor literário. Por meio da pesquisa qualitativa, foram feitas entrevistas com quatro docentes atuantes na educação infantil de escolas públicas e privadas do Recife. Os dados, a partir da Análise Temática de Bardin (1988) apontaram que a formação inicial não é o suficiente para preparar o professor no que concerne ao trabalho com a literatura nas salas de aula da educação infantil, sendo necessária a busca por formação continuada. E, embora exista uma pequena disparidade entre os aspectos pontuados pelas professoras, todas compreendem, à sua maneira, o que é letramento literário e evidenciam que trabalham sob essa perspectiva, além de demonstrar sensibilidade e preocupação em seus planejamentos, de modo a viabilizar a aproximação das crianças com as narrativas literárias.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectConstrução do pequeno leitor literáriopt_BR
dc.titleA formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1211086958973406pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ensino e Currículopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Everline Danuza Ferreira da Silva.pdf290,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons