Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Maria da Conceição Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Everline Danuza Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T18:46:15Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T18:46:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Everline Danuza Ferreira. A formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professor. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa destinou-se a identificar a compreensão de letramento literário e as possíveis relações entre a formação acadêmica docente no que diz respeito à literatura e o desenvolvimento do novo leitor literário. Por meio da pesquisa qualitativa, foram feitas entrevistas com quatro docentes atuantes na educação infantil de escolas públicas e privadas do Recife. Os dados, a partir da Análise Temática de Bardin (1988) apontaram que a formação inicial não é o suficiente para preparar o professor no que concerne ao trabalho com a literatura nas salas de aula da educação infantil, sendo necessária a busca por formação continuada. E, embora exista uma pequena disparidade entre os aspectos pontuados pelas professoras, todas compreendem, à sua maneira, o que é letramento literário e evidenciam que trabalham sob essa perspectiva, além de demonstrar sensibilidade e preocupação em seus planejamentos, de modo a viabilizar a aproximação das crianças com as narrativas literárias. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Construção do pequeno leitor literário | pt_BR |
dc.title | A formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professor | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1211086958973406 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Everline Danuza Ferreira da Silva.pdf | 290,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons