Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377
Compartilhe esta página
Título: | A formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professor |
Autor(es): | Silva, Everline Danuza Ferreira da |
Palavras-chave: | Letramento literário; Formação docente; Construção do pequeno leitor literário |
Data do documento: | 9-Abr-2025 |
Citação: | SILVA, Everline Danuza Ferreira. A formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professor. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa destinou-se a identificar a compreensão de letramento literário e as possíveis relações entre a formação acadêmica docente no que diz respeito à literatura e o desenvolvimento do novo leitor literário. Por meio da pesquisa qualitativa, foram feitas entrevistas com quatro docentes atuantes na educação infantil de escolas públicas e privadas do Recife. Os dados, a partir da Análise Temática de Bardin (1988) apontaram que a formação inicial não é o suficiente para preparar o professor no que concerne ao trabalho com a literatura nas salas de aula da educação infantil, sendo necessária a busca por formação continuada. E, embora exista uma pequena disparidade entre os aspectos pontuados pelas professoras, todas compreendem, à sua maneira, o que é letramento literário e evidenciam que trabalham sob essa perspectiva, além de demonstrar sensibilidade e preocupação em seus planejamentos, de modo a viabilizar a aproximação das crianças com as narrativas literárias. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Everline Danuza Ferreira da Silva.pdf | 290,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons