Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377

Comparte esta pagina

Título : A formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professor
Autor : Silva, Everline Danuza Ferreira da
Palabras clave : Letramento literário; Formação docente; Construção do pequeno leitor literário
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : SILVA, Everline Danuza Ferreira. A formação docente e a construção do pequeno leitor literário na Educação Infantil: uma análise da perspectiva do professor. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta pesquisa destinou-se a identificar a compreensão de letramento literário e as possíveis relações entre a formação acadêmica docente no que diz respeito à literatura e o desenvolvimento do novo leitor literário. Por meio da pesquisa qualitativa, foram feitas entrevistas com quatro docentes atuantes na educação infantil de escolas públicas e privadas do Recife. Os dados, a partir da Análise Temática de Bardin (1988) apontaram que a formação inicial não é o suficiente para preparar o professor no que concerne ao trabalho com a literatura nas salas de aula da educação infantil, sendo necessária a busca por formação continuada. E, embora exista uma pequena disparidade entre os aspectos pontuados pelas professoras, todas compreendem, à sua maneira, o que é letramento literário e evidenciam que trabalham sob essa perspectiva, além de demonstrar sensibilidade e preocupação em seus planejamentos, de modo a viabilizar a aproximação das crianças com as narrativas literárias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63377
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Everline Danuza Ferreira da Silva.pdf290,89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons